Curiosidades

O que acontece quando comemos muita carne?

0

Cuidar da alimentação é uma das principais coisas que podemos fazer para ter uma boa saúde. Nossa dieta precisa ser equilibrada, consumindo a quantidade certa de cada nutriente que o nosso corpo precisa. Quando nos falta um em excesso, o resultado pode não ser nada bom. Vale lembrar também que, quando exageramos em um tipo de alimento, podemos sofrer com sérias doenças. Um exemplo? A carne. Embora seja de extrema importância para a nossa dieta, exagerar no consumo pode ser muito prejudicial à saúde. Não estamos dizendo que você precisa retirar do seu cardápio aquele filé de bife que tanto ama, mas é preciso ficar ligado na quantidade de carne que come diariamente.

Como falamos anteriormente, o exagero pode trazer algumas consequências leves, que podem ser resolvidas durante o dia mesmo ou podemos enfrentar sérias lições. E pensando um pouco melhor sobre esse assunto, decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas cosias que podem acontecer no corpo quando exageramos no consumo da carne. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

O que acontece quando comemos muita carne

1 – Pedras nos rins

Proteínas de origem animal são ricas em purina, um tipo de substância que são convertidas em ácido úrico. O perigo está na alta quantidade. Quando se tem muito no organismo, existe a possibilidade do surgimento de pedras nos rins. Podemos evitar esse problema regrando o consumo da carne, além de beber bastante água diariamente.

2 – Pode ficar desidratado

O ácido úrico pode afetar nisso também, pois é possível que você sinta mais sede que o normal. Nossos rins precisam de água para dissolver os resíduos tóxicos. Desta forma, é importante tomar bastante água durante o dia, em qualquer lugar que esteja.

3 – Pode resultar em prisão de ventre

As refeições baseadas em carne são extremamente ricas em proteínas, mas não em fibras, que podemos encontrar em frutas, vegetais e grãos integrais. Desta forma, precisamos garantir a presença desses ingredientes nas refeições diárias. A prisão de ventre e cólicas intestinais tendem a estar entre os primeiros sintomas de falta de fibra no organismo.

4 – Excesso de carne causa dores de cabeça mais frequentemente

A falta de hidratação pode causar dores de cabeça. Comer carne demais faz com que o nosso sangue fique mais espesso, assim, reduzindo o fluxo de oxigênio para o cérebro. Por outro lado, produtos feitos a base de carne, como salame e salsicha, por exemplo, contêm nitratos. Esses são capazes de aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

5 – Podemos adoecer mais facilmente

A gordura saturada, presente na carne vermelha e em carnes processadas, não oferece ao organismo os anticorpos necessários para evitar inflamações. Esses são encontrados em frutas e vegetais. Por isso, é importante ter o prato bastante “colorido”.

6 – Mau hálito

Comer muita proteína e pouco carboidrato faz com que o corpo produza mais cetonas. Essas são liberadas pelo hálito, tendo um odor nada agradável. Por isso, se você já fez a famosa dieta cetogênica, talvez tenha sofrido com mau hálito. É fundamental incluir carboidrato na dieta para lidar com esse problema.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Descubra quais são os livros preferidos de 10 famosos

Matéria anterior

Aprenda a comer de acordo com sua faixa etária

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.