Curiosidades

7 alimentos que te deixam de mau humor

0

Todo mundo tem alguma coisa que o deixa bastante irritado. Uns ficam furiosos com barulhos em excesso, outros não gostam de bagunça e ainda tem aqueles que se irritam com o trânsito, por exemplo. O humor é um determinado estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição e bem-estar psicológico e emocional de uma pessoa. Ele é uma das chaves para a compreensão de culturas, religiões e costumes das sociedades, além de ser um elemento vital da condição humana.

E nosso humor vai mudando ao longo da vida e até mesmo ao longo de um dia. As oscilações de humor são uma constante na vida de qualquer pessoas. Mas temos que concordar que ninguém gosta de ficar de mau humor sempre, e nem mesmo grande parte do dia.

Uma das principais coisas que podem deixar alguém mau humorado é a fome. Quando queremos comer e não temos acesso a comida parece que nos tornamos outra pessoa.

Como a causa do mau humor é a falta de comida, muita gente pensa que comer qualquer coisa pode ajudar. Na realidade, não é bem assim. Existem alimentos que podem ter uma reação oposta e deixar a pessoa de mau humor. Mostramos alguns aqui.

1 – Refrigerante light e diet

Para que essas versões tenham o mesmo sabor que o original, ou às vezes sejam até mais doces, os fabricantes colocam muito aspartame. Esse adoçante artificial tem o aminoácido chamado fenilalanina, que é mais conhecido por impedir a produção de serotonina, que é o hormônio do bom humor.

2 – Balas

As muitas variações de balas, balinhas, docinhos coloridos, para que eles tenham suas cores vibrantes são colocados corantes artificiais. E justamente esses corantes podem desencadear o risco de hiperatividade, moral baixa, dores de cabeça e até insônia. E todos esses fatores contribuem para um mau humor.

3 – Enlatados

Os alimentos enlatados podem ser um “salva vida” na hora do aperto. Mas é preciso ter cuidado come eles. Isso porque eles tem glutamato monossódico. E o consumo disso pode trazer dores de cabeça, fadiga e mudanças de humor.

4 – Frituras

Quando comemos determinadas frituras, como por exemplo um frango a passarinho ou batata frita, nos sentimos bem. Contudo, fritar os alimentos em temperaturas muito altas atrapalha a dieta e também impede a liberação de determinados hormônios no corpo. Hormônios esses que estão relacionados ao bem-estar. Por conta disso, mesmo que logo depois de comer a fritura a pessoa pode se sentir bem, mas depois o mau humor vem bater na porta.

5 – Embutidos

Para que os alimentos embutidos sejam conservados por mais tempo, os fabricantes colocam muito nitrato de sódio. Principalmente na salsicha industrial, que é um dos embutidos mais consumidos.

O problema nisso é que consumir excessivamente esse nitrato de sódio pode levar à hiperatividade, insônia, tontura, enxaqueca e irritabilidade.

6 – Barras de cereal

Quando estamos com mau humor causado pela fome, geralmente achamos que comer uma barrinha de cereal pode ajudar. Na realidade é o contrário. A maioria dessas barras é rica em  açúcares adicionados.

Por conta disso, depois de comê-las, rapidamente a  glicose no sangue aumenta e diminui ainda mais rápido. Isso faz com que seja liberado no organismo hormônios relacionados ao estresse, principalmente o cortisol.

7 – Café

O café é a bebida queridinha por muitas pessoas. Sem ele o dia parece que não começa. Entretanto é preciso ter cuidado com os efeitos colaterais do abuso da cafeína, que é mais de cinco xícaras ao dia. Esse abuso pode fazer com que a pressão sanguínea suba, causar sudorese, dificuldade de concentração, sono difícil e alterações de humor.

Cidade da Califórnia paga US$ 100 para quem a visitar

Matéria anterior

Em ratos, espermatozoides foram vistos envenenando outros para se beneficiar

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar