Curiosidades

Artista performática faz as pessoas chorarem com apenas um olhar

0

O choro humano, embora ainda seja um assunto complexo para a ciência, parece ser apenas uma questão de talento, para essa sérvia, cujo trabalho você vai conhecer hoje. Conhecida com umas das mais representativas artistas performáticas do mundo, Marina Abramovic – que ficou muito famosa nos anos 70 – consegue fazer as pessoas chorarem com apenas um olhar.

Como você vai conferir nas fotos abaixo, esse era o desafio da artista durante a exposição de seu projeto “The Artist is Present” (A artista está presente, em português), no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 2010. Ela se sentava de frente aos visitantes, sendo um por vez; e olhava profundamente em seus olhos por um determinado tempo, de uma forma tão intensa e cheia que emoção, que no final, todos eles acabavam chorando.

O diferencial das obras dessa artista, aliás, que é o próprio público, como nesse projeto, se torna a própria arte e o centro das atenções a partir da interação direta com ela. Veja, nas fotos, a forma como as pessoas ficaram emocionadas e o tempo que elas demoraram para começar a chorar perante Marina:

1

11 minutos

2

5 minutos

3

4 minutos

4

2 minutos

5

5 minutos

6

11 minutos

7

9 minutos

8

3 minutos

9

9 minutos

10

12 minutos

11

11 minutos

12

8 minutos

13

26 minutos

14

28 minutos

15

10 minutos

Embora seja difícil compreender porque essas pessoas acabavam em lágrimas, o vídeo abaixo – o trailer do documentário (de 2012) inspirado na exposição -, ilustra exatamente como o contato visual aconteceu entre Marina Abramovic  e seu público e a forma intensa como ela olhava nos olhos de cada um, despertando suas mais profundas e escondidas emoções. Assista (e ative as legendas do YouTube, caso seja necessário):

Bom, se você não se comoveu com o olhar da artista, talvez você deva clicar nessa outra matéria para conhecer 6 filmes que (com certeza) vão fazer você chorar. E se isso ainda não funcionar, talvez você deva conhecer também a cena considerada a mais triste de Hollywood.

 

Os melhores empregos do mundo

Artigo anterior

10 cidades brasileiras que parecem outros países

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido