Entretenimento

Artista usa inteligência artificial para imaginar como seria homem morto

0

Conforme o tempo vai passando, as máquinas vão ficando cada vez mais inteligentes. Um exemplo disso é a inteligência artificial (IA), uma tecnologia que possibilita que máquinas adquiram conhecimentos por meio de experiências, se adaptem às condições e consigam desempenhar tarefas como os seres humanos.

Parece uma ideia promissora. No entanto, assim como os robôs, ainda existe uma certa preocupação sobre o quanto esse tipo de tecnologia pode evoluir. E claro, se isso significaria que as máquinas podem ultrapassar os seus criadores.

Mesmo que ninguém saiba dizer ao certo até onde essa inteligência pode chegar, a revolução que ela está fazendo em nosso mundo é bastante real. Temos como exemplo esse artista digital chamado Hidreley Dião, que é conhecido por envelhecer celebridades que morreram cedo e também por criar versões realistas de personagens de desenhos.

O artista brasileiro usa técnicas que misturam inteligência artificial, Photoshop e outros programas de edição de imagem para criar seus projetos. Depois de prontos, ele os publica em sua rede social, que já tem mais de 263 mil seguidores.

Justamente por ser conhecido por esse tipo de trabalho, ele recebeu um pedido bem emocionante em seu Instagram. O pedido emocionou tanto Dião que ele o compartilhou com seus seguidores na terça-feira dessa semana.

Pedido

Instagram

O pedido foi feito por uma mulher identificada como Elisangela. Ela escreveu uma mensagem para Dião contando a história do seu irmão, João Paulo, que era caminhoneiro e morreu aos 19 anos, em 1998. Nessa época, a mulher tinha somente sete anos de idade.

“Eu gostaria muito de ver como ele ficaria hoje. Seria até um gosto para meus pais, e até pro filho dele que ele nem chegou a conhecer. Se for possível, serei eternamente grata”, pediu.

Resultado

Instagram

O artista aceitou o pedido e desafio da mulher e, a partir de uma foto daquela época do rapaz, ele conseguiu desenvolver uma imagem de como ele estaria nos dias atuais, envelhecendo a fotografia dele aos 19 anos.

“É uma sensação única, um sentimento de saudade com vontade de ver em carne e osso. Puxa, nunca imaginei que ia vê-lo novamente neste plano, obrigada de coração por me proporcionar esse momento. Não tenho como agradecer”, respondeu Elisangela.

Quando compartilhou esse trabalho em suas redes sociais, o artista escreveu: “Sem palavras para agradecer a essas famílias que me procuraram confiando em meu trabalho. A emoção toma conta de mim a cada entrega”.

Artista

inteligência artificial

Instagram

Segundo o próprio Dião, em entrevista, ele aprendeu sozinho usar a inteligência artificial. “Criei esse processo maluco de trabalhar com IA e estou feliz com os resultados, pois as pessoas ficam sempre impressionadas. Aprendi sozinho e hoje meu trabalho está nas principais plataformas da internet”, contou.

Esse trabalho de envelhecer as pessoas que se foram ainda jovens começou na pandemia quando ele percebeu “que muitos artistas estavam aproveitando essas ferramentas para dar vida a estátuas e a pinturas famosas”. “Me desafiei a aprender e tentar fazer algo parecido. Gostei do resultado e não parei mais”, disse Dião.

Para começar, Dião escolhe quem ele quer recriar. Depois disso, ele procura, em bancos de imagens, por fotos parecidas com a de referência, onde a pessoa esteja na mesma posição que o artista ou político a ser recriado.

“Procuro sempre fotos que estejam fáceis de trabalhar, o formato do rosto, cabelo. Isso porque eu sobreponho a imagem do personagem e, através do Photoshop, vou preenchendo, começando sempre pelos olhos”, explicou.

É então que ele começa a imaginar como aquela pessoa estaria nos dias de hoje. Todo o processo, mesmo usando inteligência artificial, Photoshop e outros programas de edição de imagem, não passa de duas horas até que o resultado final fique pronto.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: Instagram

Porteiro é demitido após tirar fotos e enviar ‘nudes’ com telefone corporativo

Artigo anterior

Dona Janete, que relatou passar fome, recebe ajuda e compartilha seu sonho de pagar faculdade da neta

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido