As funções secretas do pen drive que quase ninguém conhece

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      16/09/15 às 19h01

Quem possui mais de 20 anos de idade e acompanhou a evolução da informática desde que ela surgiu, se lembra muito bem como tudo era visto na época como 'ultra moderno' e inovador e hoje em dia é tido como 'velharia ultrapassada'. Novas tecnologias vão surgindo, o mundo vai se adequando a elas até que chega um ponto em que exclamamos: "Como as pessoas conseguiam usar essas coisas?".

Quem nunca usou aqueles enormes e barulhentos computadores brancos com monitores pesadíssimos? Eles já foram sonho de consumo antigamente. E para armazenar arquivos fora do computador, ali estavam eles: quadrados e achatados, os disquetes eram a salvação para quem precisava transferir documentos, arquivos e outras formas de mídia digital de uma forma "compacta".

Anos e anos depois, o disquete tornou-se totalmente obsoleto e no lugar dele surgiu uma tecnologia universal que arrebatou o mundo da informática. Em formatos quase minúsculos, os famosos pen drives são compactos e cabem milhões (literalmente) de coisas.

pendrive-1

O pen drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash (EEPROM) e uma ligação USB tipo A, que permite sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento. Também chamado de USB Flash Drive, ele foi introduzido em 1998 por Dov Moran. Desde então, a tecnologia se popularizou e ganhou versões aperfeiçoadas.

A capacidade de armazenamento do pen drive foi se expandindo com o tempo, e vai de 1 GB (gigabyte) de armazenamento até 1 TB (terabyte). Ou seja, ele pode guardar muita, mas muita coisa mesmo! Entretanto, o que muita gente não sabe é que o pen drive pode ser útil em muito mais coisas além de armazenar pastas de músicas e documentos. O Ultra Curioso vai ter mostrar agora as funções secretas do pen drive que quase ninguém conhece.

Um pen drive pode melhorar a velocidade e a memória RAM do computador

Umas das coisas que poucos sabem que um pequeno pen drive pode fazer é ajudar na memória RAM do computador e aumentar a velocidade de processamento do mesmo. É aí que entra um programa chamado eBoostr, facilmente encontrada para download.

O programa cria um método de expansão da RAM através da porta USB 2.0. Assim, os computadores mais antigos, por exemplo, podem encontrar no dispositivo externo um grande aliado no combate à lentidão.

Entrando na Internet com o pen drive

O sistema Windows proporciona um um comando muito útil que permite salvar os dados de Internet Wi-Fi e aplicar em outras máquinas, e sem precisar configurar tudo outra vez.

Basta selecionar o menu iniciar e buscar por "Promp de Comando". Depois, clique com o botão direito no item e marque "Executar como administrador". Em seguida, digite o comando "netsh wlan show profiles". Serão listadas as conexões de rede sem fio cadastradas no computador. Digite o comando: netsh wlan export profile "Casa" folder=c:\Users. Por fim, é só salvar.

c06

Segurança no PC com um pen drive

O pen drive também pode ser usado para dar segurança ao PC. Um programa chamado Predador ajuda a manter o computador seguro usando o dispositivo portátil.

O programa transforma o pen drive em uma chave de acesso para a máquina, que é atualizada automaticamente ao monitorar o funcionamento  do sistema. Quando o pen drive é desplugado o PC é bloqueado.

Disco de inicialização (boot)

O pen drive também pode ser usado para instalar um sistema operacional no computador. O processo pode ser feito para dar boot com o Windows 10, a mais recente plataforma da Microsoft.

Alguns programas para dar boot com o dispositivo são o LiLi USB Creator, Universal USB Installer e o A Bootable USB.

Fonte: Techtudo

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+