Para sobreviver ao mercado, muitas empresas acabam adaptando seus negócios, investindo em fontes mais rentáveis e até mesmo aproveitando novas oportunidades. Algumas mudam totalmente de segmento e se distanciam de sua origem.
Veja abaixo o início inusitado dessas companhias globais
1. Marriott
Uma das maiores redes de hotéis do mundo começou quando J. Willard e Alice Marriott, recém-casados, abriram uma pequena loja de cervejas artesanais em Washington, durante o verão de 1927. Logo depois, a loja de cervejas A&W deu início à venda de comidas e começou a ser chamada de Hot Shoppes, logo, abriu uma filial do restaurante.
Já o primeiro hotel da rede foi inaugurado em 1957, em Virginia, pelo filho do casal, Bill. Nos anos seguintes, a rede Marriott expandiu internacionalmente e criou novas marcas.
2. Samsung
A marca Samsung foi criada em 1938, em Taegu, na Coréia, que ainda era unida. A empresa começou vendendo peixes secos coreanos, vegetais e frutas para a China.
Depois de uma década já haviam quatro moinhos de farinha e máquinas de confecção têxtil. Porém, em 1950, os seus ativos foram prejudicados pela invasão comunista e o negócio se reergueu apenas um ano depois, em Seul. Após isso, ela entrou em vários mercados, como seguros, lojas de departamento, fabricação de rádios e televisões, tendo até um jornal diário, que atualmente existe separadamente da Samsung.
Já nos anos de 1970, começou a produção de eletrônicos e de navios. Após a morte do fundador, Lee Byung-chul, em 1987, a empresa foi separada em quatro grupos.
3. Empresa Abercrombie & Fitch
A Abercrombie & Fitch começou como uma empresa voltada para caçadores e pescadores. Foi criada em 1898 por David T. Abercrombie, começando como uma pequena loja à beira do mar em Manhattan.
Logo depois, o advogado Ezra Fitch, que era consumidor da loja, viu o potencial de mercado e comprou uma parte majoritária da companhia. Em seguida, a empresa se tornou Abercrombie & Fitch em 1904.
No entanto, os fundadores se separaram e Abercrombie voltou a vender artigos de esportes ao ar livre, enquanto Fitch continuou focando na empresa que começou a vender varejo em geral. Após isso, foi questão de anos para a empresa começar a vender roupas para atletas.
4. Avon
A Avon foi fundada por David H. McConnell, que era um vendedor porta a porta nos Estados Unidos. Ele percebeu que as clientes mulheres estavam mais interessadas nas amostras grátis de perfumes que vinham com os livros.
Por causa disso, em 1886, ele fundou a California Perfume Company, que depois virou Avon, e contratou a primeira revendedora. Atualmente, a Avon tem mais de 6 milhões de revendedoras, 1,5 milhão só no Brasil.
5. Empresa de higiene Colgate-Palmolive
A Colgate foi criada em 1806, por William Colgate, com a venda de amido de milho, sabão e velas em uma rua de Nova York. Já em 1820, foi fundada a primeira fábrica de amido de milho em New Jersey.
Anos depois, em 1873, a Colgate começou a fabricar pasta de dente. No começo, elas eram vendidas em pasta de vidro, no entanto, em 1896, o creme dental começou a ser vendido em tubos.
Em seguida, no ano de 1928, ela se fundiu a duas outras fabricantes de produtos de higiene pessoal, a Palmolive e a Preta, criando a Colgate-Palmolive-Peet Company. Atualmente, o Peet deixou o nome da empresa.
6. Nintendo
A Nintendo nem sempre começou como uma empresa de videogames. A companhia surgiu em 1889, quando Fusajiro Yamauchi começou a lucrar com o jogo de cartas japonês chamado Hanafuda, em Kyoto.
O jogo tradicional, que possuía desenhos de flores, era pintado originalmente à mão. Com isso, a empresa começou a imprimir jogos de estilo ocidental, um exemplo é a linha de jogos de cartas com personagens da Disney.
Em seguida, em 1947, ela criou sua própria distribuidora e, logo depois, em 1963, a Nintendo Playing Card Co. Ltd.virou apenas Nintendo Co..
Porém, apenas nos anos de 1975, a partir de uma parceria com a Mitsubishi Electric, ela criou um Sistema para videogames, utilizando um gravador de vídeos. Atualmente, ela possui os consoles Wii e Wii U e os games Nintendo 3DS e Nintendo DS.
7. Tiffany & Co
A empresa Tiffany tem uma história recheada de luxos, no entanto a venda de diamantes só começou anos depois.
Em 1837, os empreendedores Charles Lewis Tiffany e John B. Young abriram uma loja de artigos luxuosos em Nova York. No local, eles vendiam joias, prata, porcelanas, fragrâncias, relógios e artigos de papelaria de luxos para magnatas e socialites.
No entanto, a fama mundial começou em 1887, quando a empresa comprou as joias reais da monarquia francesa e espanhola. Com isso, o fundador foi apelidado de Rei dos Diamantes.
Fonte Exame
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