Asteroide gigante vai passar 'raspando' na Terra, dia 26 de janeiro

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      19/01/15 às 12h48

Um asteroide de, nada menos, 500 metros de diâmetro. Esse é o tamanho estimado da rocha espacial que deve passar próximo ao nosso planeta no dia 26 de janeiro, segundo informações da agência especial dos Estados Unidos, a Nasa. Aliás, foram os próprios cientistas americanos que alertaram para o fato do asteroide passar 'raspando' sobre a Terra, embora sem riscos de colisão.

Segundo os cientistas, o tal corpo celeste ficará, no máximo, a 1,2 milhão de quilômetros da órbita terrestre, o equivalente a 3 vezes a distância da Lua até nosso planeta. E, embora muita gente vá fazer cara de desprezo para esse dado, o pessoal que entende do assunto garante que é uma distância muito próxima, especialmente se considerarmos que a rocha conta com praticamente meio quilômetro de diâmetro (500 metros)!

Inclusive, os pesquisadores dizem que a última vez que um asteroide tão grande passou tão próximo da Terra foi há 200 anos! Mas, para deixar todo mundo mais relaxada, eles estimam que somente em 2027 outro evento tão tenso como esse voltará a acontecer.

1

Porém, mesmo não tendo qualquer risco desse corpo celeste para por aqui, os cientistas vão aproveitar a oportunidade para estudar as estruturas do 2004 BL86, como foi apelidado a tão asteroide gigante.

De acordo com a Nasa, até agora somente os astrônomos do hemisfério sul podem acompanhar a trajetória da rocha especial. No dia do evento, no entanto, o fenômeno poderá ser visto apenas no hemisfério norte, com ajuda de binóculos potentes ou telescópios.

Sobre o assunto, você pode gostar de ler também: Os fenômenos astronômicos que acontecerão em 2015.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+