Entretenimento

Baba Yaga, conheça a história assustadora da bruxa do folclore eslavo

0

folclore faz parte da cultura de um país, com elementos únicos que retratam histórias variadas, tendo como base as características de um determinado lugar. Do mesmo modo, também reflete costumes de um determinado povo. Cada lugar tem uma ou várias criaturas em seu folclore, como por exemplo, a Baba Yaga, que é vista como uma bruxa da floresta, mas sua história é bem antiga e variada. Por conta disso, ela é vista como boa ou má dependendo da situação.

Em 1755, foi a primeira vez que Baba Yaga apareceu. Essa aparição foi no livro “Gramática Russa” de Mikhail V. Lomonosov. Nele, a figura aparece como tradição folclórica eslava, mas não tendo correspondência em outras mitologias, o que mostra ainda mais a singularidade de Baba Yaga. No livro, ela não é vista como uma deusa, mas sim como um ser mágico que pode voar com a ajuda de alguns instrumentos como um almofariz, que é como se fosse um pilão, ou então um caldeirão.

Origens

Dark side

Segundo as lendas que envolvem Baba Yaga, ela normalmente é descrita como uma mulher velha, com aparência desagradável e que, várias vezes, é relacionada com o canibalismo. Tanto é que, em algumas versões, a bruxa já ofereceu um braço humano como refeição a uma garota. Em contrapartida, em algumas lendas, Baba Yaga ajuda as pessoas puras de coração e tem o poder de sentir o “cheiro russo” das pessoas que se aproximam dela.

Essas não são as únicas versões da lenda. Em outra, Baba Yaga é, na realidade, três irmãs que têm o mesmo nome e moram em casas idênticas perto uma da outra. Essa descrição se parece com as lendas das górgonas gregas.

Além desses, tem uma versão da lenda que relaciona Baba Yaga com conhecimentos ancestrais envolvendo poderes sobrenaturais. Dentre esses poderes está o de comandar três cavaleiros: o cavaleiro branco do amanhecer, o cavaleiro vermelho do nascer do sol e o cavaleiro negro do anoitecer. Nessa vertente, Baba Yaga é vista como um ser poderoso e importante.

Mesmo que seja bem difícil saber qual é realmente a origem da lenda, os historiadores acreditam que ela era vista como uma divindade poderosa por vários povos, quase se assemelhando a uma deusa. Contudo, à medida que o cristianismo se espalhou pela Europa, Baba Yaga começou a ser demonizada e temida pelas pessoas.

Casa de Baba Yaga

Dark side

Uma coisa que está presente em praticamente todas as versões é a casa de Baba Yaga. Ela se apoia em um ou dois pés de galinha e pode caminhar pela floresta. Isso dá a Baba Yaga a possibilidade de se mudar sempre que quiser ou quando precisar.

Em algumas lendas, a casa dela serve como prisão para as crianças que ela encontra pela floresta. Ela também usa os crânios e ossos de animais, e humanos, que ela comeu, para decorar sua casa.

Dentre as versões mais conhecidas da lenda está “The Maiden Tsar” de Alexander Afanasyev no século XIX. Nela, Ivan, o personagem principal, encontra as três casas e Baba Yaga girando na floresta, mostrando que elas estão tendo fortes emoções.

Várias partes das lendas também descrevem a Casa Yaga como sendo, na verdade, um elo entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Por conta disso, Baba Yaga seria uma guardiã dessa passagem.

Representação na cultura pop

Dark side

Justamente por ter várias lendas sobre Baba Yaga, ela acabou se tornando uma personagem bastante usada nas histórias em quadrinhos, filmes, jogos e livros.

Uma dessas aparições é vista na franquia de filmes “John Wick”. Nela, um assassino é conhecido como Baba Yaga. Existe um motivo para ele ser conhecido assim. Além de ser porque ele nasceu em Belarus, ele é ainda mais assustador que o Bicho Papão, por isso recebe um apelido mais forte e que causa mais medo.

No HQ de “Hellboy”, ela aparece, pela primeira vez, no Volume 3, em 1998. Nessa história, Hellboy viaja para a Rússia para acabar com os sequestros de crianças na região. No país, ele vai até um cemitério frequentado por Baba Yaga e confronta a bruxa.

Em “Sandman”, ela faz uma pequena aparição no Volume 2. Nela, um avô está contando para a neta a história de um jovem apaixonado chamado Vassily. Esse jovem estava à procura da garota e nessa procura ele encontra várias pessoas, dentre elas, Baba Yaga.

Fonte: Dark side

Imagens: Dark side

Pirâmide de rainha egípcia desconhecida é descoberta com centenas de múmias

Artigo anterior

O dia em que a taça da Copa do Mundo foi roubada

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido