Curiosidades

Baleia beluga aparece no rio Sena e especialistas analisam o que fazer

0

Encontrar uma baleia beluga nos oceanos não é algo tão incomum. Mas encontrar esse animal todo branco, que vive nas águas do Ártico, no rio Sena, é uma coisa bastante incomum. E foi exatamente isso que aconteceu na última quarta-feira.

Depois de a beluga ser encontrada, os serviços de resgate franceses e especialistas ambientais estudam quais são as opções de resgate. Até então, o animal está sendo monitorado com drones. Na última quinta-feira, a baleia mal se moveu. Nas imagens feitas pelo drone é possível ver a beluga nadando lentamente, com seu corpo branco embaixo da água, e subindo para respirar.

Ainda não se sabe ao certo o motivo dessa baleia ter se afastado tanto do seu habitat natural. Essa beluga nadou dezenas de quilômetros em uma via fluvial movimentada e está quase a meio caminho de Paris.

“O desafio agora será ajudar a alimentá-la e tentar acompanhá-la em direção ao oceano”, disse Lamya Essemlali, chefe do grupo ambientalista Sea Shepherd France.

Segundo ela, tirar a beluga da água estava fora de questão porque seria arriscado para o animal.

Beluga

G1

Geralmente, as belugas brancas vivem nos oceanos ártico e subártico. Mas às vezes eles se desviam para águas mais ao sul e para estuários de rio. Além disso, esses animais conseguem sobreviver temporariamente nas águas doces.

No caso do animal no rio Sena, o corpo de bombeiros local, responsável pelo monitoramento da baleia, disse que a prioridade deles é avaliar a saúde do animal e então decidir como eles devem intervir.

Animal

G1

A beluga é uma baleia considerada fofa por muitas pessoas. E nesse caso, o que ela fez foi bastante impressionante e, com certeza, a deixou mais fofa ainda.

O animal bastante amigável devolveu o celular de uma mulher que acidentalmente o deixou cair no mar. Mas essa não é a primeira vez que a baleia em questão ganha as manchetes ao redor do mundo. Em sua primeira aparição, ela foi encontrada usando um arreio preso ao corpo. No acessório, estava escrito “Equipamento de São Petersburgo”, o que levantou muitas hipóteses.

Como ela apareceu em águas abertas ao redor de Hammerfest, na Noruega, logo os especialistas confirmaram que nem a Noruega, a Dinamarca ou a Groenlândia colocam esse tipo de arreio em baleias beluga para fins de pesquisa. Mas o arsenal fabricado na Rússia e o comportamento amigável da baleia levantaram suspeitas de que o mamífero teria sido treinado para a marinha russa para fins de espionagem.

Até o momento não se sabe muito sobre a sua origem, mas desde então ela continua a aparecer nas proximidades, e tem chamado bastante a atenção. Na sua aparição mais recente, a baleia mostrou como é amigável, dócil e inteligente.

Resgate

Mesmo que não se confirmem as suspeitas sobre a baleia ser uma espiã russa, a sua mais recente aparição teve novamente grande repercussão. Isso porque, dessa vez, ela não estava usando nada incomum, mas porque fez uma boa ação.

Ina Mansika e suas amigas estavam passeando pela orla da praia na esperança de quem sabe ter um encontro com a tal baleia “espiã”. Foi quando algo totalmente inesperado aconteceu.

A beluga não apenas deu o ar da graça para as jovens, como veio para o resgate, quando Mansika deixou o seu celular acidentalmente cair no mar.

“Nós nos deitamos no cais para olhar e esperamos ter a chance de dar um tapinha. Eu tinha esquecido de fechar o bolso da jaqueta e meu telefone caiu no oceano. Presumimos que teria ido embora para sempre, até que a baleia mergulhou de volta e voltou alguns instantes depois com meu celular na boca!”, contou Mansika.

A baleia nadou perto o suficiente para que a jovem conseguisse pegar o celular enquanto suas amigas registravam o momento incomum com uma câmera. E não demorou muito para que a beluga se tornasse novamente um viral nas redes sociais.

Fonte: G1

Imagens: G1, Instagram

Após arrecadar dinheiro para o irmão tratar AME, adolescente morre da mesma doença

Previous article

Motorista é flagrado caindo do próprio carro em movimento em Franca

Next article

Comments

Comments are closed.