Curiosidades

Batidas do coração se sincronizam quando as pessoas são cativadas pela mesma história

0

Ao longo da nossa vida nós ouvimos várias histórias diferentes. Tanto que, a narração de histórias virou um meio de passar informações através das gerações. E os cérebros humanos estão fortemente sintonizados com essas narrativas. Tanto que as pessoas conseguem se lembrar de histórias bem contadas melhor do que de alguns fatos básicos.

Em suma, as histórias tem um papel muito importante na formação do mundo que se criou. E no fim das contas, elas podem até ditar o ritmo dos batimentos cardíacos das pessoas.

Estudo

https://platform.twitter.com/widgets.js
De acordo com um estudo preliminar que analisa o que acontece com o corpo quando se presta atenção a uma história, foi mostrado que os corações das pessoas começam a bater em uníssono. Isso acontece mesmo que elas estejam a quilômetros de distância um do outro.

“Por que sua frequência cardíaca sobe e desce assim? Achamos que é porque você precisa estar pronto para agir, a qualquer momento. E para isso, você precisa saber o que está acontecendo ao seu redor. Em outras palavras, você precisa estar consciente do que está acontecendo. Mesmo que é apenas uma história”, explicou o co-autor do estudo e engenheiro biomédico, Lucas Parra.

Para o estudo, a neurocientista Pauline Pèrez, do Instituto do Cérebro de Paris, e sua equipe monitoraram os batimentos cardíacos do voluntários em uma série de experimentos através de eletrocardiograma.

Em um experimento, os voluntários ouviram um trecho de um minuto de “20 mil léguas submarinas”. Em outro, eles assistiram alguns minutos de vídeo. Com isso, se observou que os batimentos cardíacos sincronizavam entre os participantes do estudo independentemente de onde eles estivessem.

Corações

O vídeo instrutivo mostrou que isso não estava relacionado com a emoção. Contudo, interromper a concentração dos voluntários acabou diminuindo a sincronicidade do seu coração e a capacidade de lembrar a história.

Além disso, se demonstrou que a retenção de memória está alinhada com a percepção consciente. O que sugere que o coração bate em uma batida no tempo com o processamento consciente da história na mente das pessoas.

“O importante é que o ouvinte esteja prestando atenção às ações da história. Não se trata de emoções, mas de estar envolvido e atento, pensando no que vai acontecer a seguir. Seu coração responde a esses sinais do cérebro”, disse o neurocientista Jacobo Sitt do Instituto do Cérebro de Paris.

Experimento

Em um experimento final, os pesquisadores testaram isso em 19 voluntários inconscientes e 24 saudáveis. Assim como o previsto, a maioria dos pacientes falhou em sincronizar os batimentos cardíacos, exceto dois.

“Esses resultados sugerem que os batimentos cardíacos sincronizados dos pacientes podem carregar informações prognósticas com ênfase específica no processamento verbal consciente”, escreveram os pesquisadores.

“Há muita literatura demonstrando que as pessoas sincronizam sua fisiologia umas com as outras. Mas a premissa é que de alguma forma você está interagindo e fisicamente presente no mesmo lugar. O que descobrimos é que o fenômeno é muito mais amplo e que simplesmente seguir uma história e processar o estímulo causará flutuações semelhantes na frequência cardíaca das pessoas. É a função cognitiva que aumenta ou diminui a frequência cardíaca”, pontuou Parra.

Contudo, os pesquisadores dizem que esse estudo é muito pequeno. Até porque, cada um dos experimentos foi feito com 20 ou 30 pessoas. Por conta disso, os resultados precisarão ser verificados com grupos maiores.

“A neurociência está se abrindo em termos de pensar no cérebro como parte de um corpo físico anatômico real. Esta pesquisa é um passo na direção de olhar para a conexão cérebro-corpo de forma mais ampla, em termos de como o cérebro afeta o corpo”, concluiu Parra.

Fonte: https://www.sciencealert.com/our-heartbeats-synchronize-when-we-re-captivated-by-the-same-story

7 mentiras que os brasileiros acreditaram que eram verdades

Artigo anterior

Eventos de extinção em massa podem transformar água doce em uma sopa tóxica

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido