• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Beber energético pode causar problemas cardíacos?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      11/08/15 às 19h19

Você consome energético? Já recorreu a essa bebida para te dar energia e ânimo para aguentar um dia de trabalho, por exemplo, depois de uma noitada na balada?

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não alcoólicas, o consumo de energético é de mais de 11,7 milhões de litros. Aqui na Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você o que acontece se uma pessoa beber 5 litros de café(Clique aqui e confira a matéria), você lembra? então veja aí na matéria.

O energético é uma bebida muito consumida pelas pessoas para aguentarem o agito da balada ou para dar uma afastada no cansaço de um dia de trabalho, noite mal dormida ou para realizar uma atividade física. Mas o que acontece se a gente beber energético? É verdade que se consumido em excesso, pode causar problemas cardíacos? O que acontece com o organismo se ingerirmos muito energético?

1 - O consumo

20150205164151680093i

Por mais que ele seja uma bebida considerada boa, que garanta uma boa energia e disposição, o energético pode ser prejudicial à sua saúde. Os energéticos são compostos à base de cafeína e estimulantes, como a taurina e a glucoronolactona, que potencializam a resposta do cérebro deixando o corpo acelerado ou mais ativo. O energético tem sido usado para ser consumido misturado junto a destilados ou até outros tipos de bebidas alcoólicas.

Misturar álcool com energético contém substâncias que aumentam o ritmo dos batimentos do coração, causando  euforia e estimulando seu coração estimulando o órgão a bater mais acelerado.

misturar-alcool-energetico

 

O energético também potencializa os efeitos do álcool e acaba se tornando uma ferramenta muito perigosa.

lata-energetico-20464

De acordo com o cardiologista e superintendente do Hospital da Bahia, Jadelson Andrade, a mistura de bebidas com energético pode causar arritmia, que pode causar morte súbita, levando um infarto ou até mesmo um derrame. Consumido em excesso pode causar ansiedade, agitação, dores de cabeça, além de fazer ele eliminar bastante líquido.

O principal objetivo do energético é fazer aumentar a sua resistência física, palpitação, suor por conta da cafeína e pode até te levar à desidratação.

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+