Notícias

Câmera de segurança registra momento em que homem engasga com comida e é salvo por dona de restaurante

0

Um homem deve muita gratidão a uma dona de restaurante de Cássia, Minas Gerais. Isso porque a comerciante o salvou após um engasgo enquanto almoçava. Todo o momento foi registrado pela câmera de segurança instalada no estabelecimento.

Dessa forma, as imagens mostram o momento em que o homem estava almoçando em um restaurante, engasga e começa a tossir. Um amigo tenta ajudar, batendo nas costas dele. Porém, ele continua engasgado. Outras pessoas também tentam ajudar, até que a dona do local decide aplicar a manobra de Heimlich e consegue desengasgar o homem.

Essa manobra é uma técnica de primeiros socorros usada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer outro corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias. O caso aconteceu no dia 24 de setembro. Então, uma semana após o ocorrido, o homem relatou como foi passar por essa experiência agoniante.

“No momento ali do acontecido muita angústia, um terror total porque em tão pouco tempo você perde o sentido da consciência, falta de ar muito rápido. Pra quem está vivendo o momento, é muito tempo. Poucos segundos podem levar a um desfecho muito triste. Graças a Deus está tudo bem. Graças a moça do restaurante, a Juliana, que prestou socorro na hora. Se não fosse ela eu provavelmente eu não estaria aqui agora”, relembrou André de Paula Lourenço, motorista.

Sorte

Sendo assim, Juliana é dona do restaurante há um ano. Vale destacar que ela nunca fez a manobra de Heimlich, mas foi fundamental para salvar a vida de André, que se engasgou com uma batata.

“Eu só tinha visto na internet, mas a gente nunca pensa que vai usar isso. […] Por isso que eu fiquei nervosa. Eu não tinha noção se estava fazendo certo. Eu sabia que era aquilo ali por ter visto, mas se estava certo e se ia adiantar eu não sabia, mas na hora que eu vi que deu certo, aí sim eu consegui respirar”, contou Juliana Silva Martins.

De acordo com o corpo de bombeiros, este tipo de situação não é incomum e a calma também é fundamental nessas horas.

Policiais salvam bebê engasgado

socorro bebê manobra de heimlich

iStock

Outro caso de uma pessoa que aplicou a manobra de Heimlich e foi flagrado por câmera de segurança aconteceu no 50º Distrito Policial, no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo. O caso aconteceu com uma equipe que estava de plantão, no dia 9 de setembro.

Desse modo, as câmeras de segurança registraram o momento em que a diretora e os funcionários da creche “Sonho Mágico” chegaram ao local correndo. Estavam segurando o bebê com a barriga para baixo por volta das 14h40.

Então, uma investigadora tomou a frente da situação e começou a fazer a manobra de Heimlich para liberar as passagens respiratórias do bebê. Outros policiais a ajudaram e conseguiram, em conjunto, desobstruir as vias respiratórias. No entanto, o vídeo não mostra o momento em que o bebê desengasgou.

Depois, levaram o bebê à UPA Dr. Atualpa Girão Rabelo, onde recebeu atendimento médico. A criança não corre risco de vida. Segundo a Polícia Civil, os policiais recebem treinamento de primeiros socorros durante o curso de formação, o que inclui a manobra de Heimlich.

“A Polícia Civil informa que a equipe de plantão do 50º DP (Itaim Paulista) salvou uma criança que estava engasgada, na última sexta-feira (09). Os policiais faziam plantão, quando uma pessoa entrou na unidade policial, pedindo ajuda, com uma criança engasgada no colo. Usando o treinamento de primeiros socorros recebido no curso de formação da Academia de Polícia do Estado de São Paulo (Acadepol), os policiais conseguiram desobstruir as vias aéreas e salvar a criança”, diz nota.

Fonte: G1

Iate de bilionário russo é colocado à venda por R$ 157 milhões

Artigo anterior

Influenciadora surpreende seguidores após abandonar “sobrancelhas de Angry Birds”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido