Curiosidades

Carpa, palhaço e Jesus: entenda o significado de 5 tatuagens no mundo do crime

0

Uma das formas de modificação corporal mais usadas no mundo é a tatuagem. Ela é uma arte feita na pele humana com uma aplicação subcutânea com pigmentos que são injetados através de agulhas. Existem as pessoas que amam e as que odeiam. Quem pertence ao segundo grupo deve ter em mente um conceito do passado, em que a tatuagem era associada ao crime.

Contudo, os tempos mudaram e atualmente a tatuagem é vista como uma expressão artística pessoal que pode ter o significado que a pessoa quiser. Mesmo tendo o conceito remodelado, isso não apaga a história. Tanto é que, no México, existem membros de cartéis que podem ser identificados por conta do número de tatuagens que têm no corpo. Isso também é visto no Japão com os yakusas.

Além disso, muitas vezes determinados desenhos podem ter um significado. Segundo o UOL, alguns pesquisadores consideram a tatuagem com cunho criminal como uma maneira de a pessoa se identificar para seus semelhantes. Ou seja, a tatuagem pode ter um significado relacionado com o crime que a pessoa cometeu.

E isso ficou mais em evidência recentemente quando um post viralizou mostrando a lista de tatuagens encontradas no meio prisional brasileiro e o que elas significavam. Veja a lista abaixo.

Twitter

Significado da tatuagem

1 – Carpa 

Aventuras na história

A tatuagem de carpa é bem famosa no nosso país, mas nem todos sabem que ela pode significar que a pessoa tenha algum envolvimento com o crime. Isso porque, vários membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior facção criminosa do país e de toda a América Latina, têm esse desenho.

No mundo do crime, para onde a carpa está também tem um significado. Se ela estiver apontando para cima quer dizer que aquela pessoa está em ascensão ou já tem uma posição de respeito.

Mas a carpa por si só tem um significado bastante antigo na cultura oriental. Ela é um símbolo de prosperidade.

2 – Palhaço

Aventuras na história

O palhaço tatuado não é uma homenagem aos artistas de circo, mas sim ao Coringa, vilão da DC Comics. Essa tatuagem mostra que a pessoa tem relação direta com assaltos e quadrilhas. Mas ela também está relacionada a matadores de policiais.

Além disso, alguns detalhes na tatuagem podem significar outras coisas. Por exemplo, se o palhaço tiver lágrimas pretas, isso quer dizer que os amigos da pessoa foram mortos por criminosos rivais. Se as lágrimas forem vermelhas, a morte aconteceu por policiais.

3 – Saci

Aventuras na história

A conhecida figura do folclore brasileiro também tem sua relação com o crime. As pessoas que o tatuam, muitas vezes, são aqueles com ligações no tráfico de drogas. No geral, são as pessoas que controlam o preparo e a distribuição dos produtos. E por mais que a tatuagem possa estar em qualquer lugar do corpo, o mais comum é vê-la nos braços ou na barriga.

4 – Bruxo/mago

Aventuras na história

Tatuagem de bruxo/mago/feiticeiro é bem comum de ser vista em presídios. Quem faz esse desenho são os que se identificam como especialistas em assaltos à mão armada, seja em bancos, comércios, caixas eletrônicos, entre outros. O ponto é que o assalto envolve quantias grandes.

No entanto, esse desenho tem outro significado. Ele pode dizer também que a pessoa que o tem lida bem com explosivos.

5 – Jesus Cristo

Aventuras na história

Os criminosos também têm em seus corpos várias figuras de cunho religioso. No Brasil, existem inúmeras opções de figuras referentes ao cristianismo. E no caso de quem escolhe Jesus Cristo, que foi julgado pelos homens conforme a liturgia, são as pessoas que têm relação com latrocínios e homicídios.

Além disso, o local onde Jesus Cristo está tatuado também interfere no seu significado. Quando está no peito, a pessoa tem relação com os crimes, já nas costas é um símbolo de proteção.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: Aventuras na história, Twitter

Polícia divulga ‘mug shot’ de Donald Trump

Artigo anterior

Pintura que teve jovem negro escravizado apagado do quadro será exposta no Met com desenho original

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido