Curiosidades

Carro voador chinês faz 1 voo público

0

Embora o aumento da quantidade de carros possa ser um problema, eles ainda são objetos de desejo, e uma coisa que sempre ficou no imaginário geral das pessoas, desde várias décadas passadas até os dias de hoje, é o sonho do carro voador.

Desenhos e filmes sempre nos mostraram que, no futuro, geralmente nos anos 2000, esses carros seriam uma realidade. Conforme fomos avançando no tempo, vimos que essa realidade era mais difícil de se alcançar do que como víamos nas obras ficcionais. Mas isso não quer dizer que tentativas não foram feitas, para tentar chegar a esse tão sonhado carro voador.

Assim, o tempo em que carros voadores sejam uma realidade está mais perto do que nunca. Tanto que, o veículo desse tipo construído pela fabricante chinesa de produtos eletrônicos XPeng AeroHT fez o seu primeiro voo público na terça-feira dessa semana. O teste foi feito em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em preparação para lançar o carro voador em vários países.

Carro voador

G1

O X2, como é chamado, é um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL). Ele tem espaço para levar dois passageiros e é impulsionado por oito motores com hélices, duas em cada canto do veículo.

Segundo a fabricante, essa aeronave pode chegar a 130 quilômetros por hora e tem uma autonomia de 35 minutos. Além disso, a empresa também disse que o eVTOL pesa 560 quilos quando está vazio e consegue decolar com um peso total de até 760 quilos.

O carro voador da XPeng AeroHT tem quatro baterias independentes, isso faz com que ele consiga pousar em segurança mesmo se alguma dessas baterias falhar. O veículo também foi projetado para acionar um paraquedas no caso de uma emergência, e também manter contato com um centro de comando durante a viagem.

Teste

O teste de voo feito por ele foi sem tripulação e durou 90 minutos. O fabricante do X2 descreveu como uma “base importante para a próxima geração de carros voadores.”

“Estamos indo passo a passo para o mercado internacional. Selecionamos primeiro Dubai porque é a cidade mais inovadora do mundo”, disse Minguan Qiu, gerente geral da XPeng AeroHT.

Futuro

A vontade de fazer o carro voador ser uma realidade é muito grande entre vários setores. Tanto que, no ano passado, um protótipo de carro voador fez um voo de teste de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. O carro-avião híbrido que fez esse voo foi o chamado AirCar. Ele é equipado com um motor BMW e funciona com gasolina comum.

Quem criou esse carro foi Stefan Klein, e o homem diz que o veículo poderia voar aproximadamente mil quilômetros a uma altura e 2,5 mil metros de altura. Até o momento, esse veículo já tinha andado 40 horas no ar.

Para assistir ao voo, Klein convidou vários repórteres. Ele disse que a experiência foi “normal” e “muito agradável”.

Para que o carro se transforme em uma aeronave ele só precisa de dois minutos e 15 segundos. As asas estreitas se dobram nas alterais do carro. No ar, esse carro voador atingiu uma velocidade de 170 quilômetros por hora. Ele consegue transportar duas pessoas e tem o limite de peso de 200 quilos.

Ao contrário dos outros protótipos de drone-táxi que existem, esse carro não consegue decolar e pousar verticalmente. Ele precisa de uma pista de decolagem e aterrissagem.

Existe uma expectativa bem grande sobre esse novo mercado de carros voadores. Isso pode ser visto, por exemplo, na previsão que Morgan Stanley, um banco de investimentos, fez em 2019. Ele disse que esse setor poderia alcançar um valor de 1,5 trilhão de dólares em 2040.

Em um evento da indústria, Michael Cole, presidente-executivo da Hyundai Motors Europe, chamou esse conceito de carro voador de “parte do nosso futuro”. E eles são considerados como uma solução potencial para os problemas de infraestrutura de transporte.

A Klein Vision, empresa que está por trás do AirCar, disse que seu protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou menos de dois milhões de euros, o que é aproximadamente 11 milhões de reais.

Segundo Anton Rajac, consultor e investidor da Klein Vision, se a empresa conseguisse atrair mesmo que uma pequena porcentagem de vendas globais de companhias aéreas ou táxis, ela teria um sucesso enorme.

Fonte: G1

Imagens: G1, YouTube

Idoso resgatado após passar 3 dias perdido em mata morre no hospital

Artigo anterior

Criança de 6 anos que criou games é aceita em grupo de pessoas com maiores QIs no mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido