Curiosidades

“Casa da Mãe Joana”: de onde surgiu a expressão?

casa da mãe joana
0

Alguns ditados populares são usados com muita frequência, embora, na maioria das vezes, aqueles que os utilizam não saibam a origem dessas expressões. O termo “Casa da Mãe Joana” é um exemplo disso, já que ele é bastante utilizado, mesmo que não se saiba quem é Joana ou que casa é essa. 

De onde surgiu a expressão “Casa da Mãe Joana”?

A expressão “Casa da Mãe Joana” faz referência a um lugar sem regras, onde tudo é permitido. Ou seja, é um lugar onde qualquer pessoa pode entrar e fazer o que bem entender. O termo vem de um bordel do século 14, localizado em Avignon, na França. Joana foi rainha de Nápoles e ficou conhecida por apoiar (e regulamentar) os prostíbulos de Avignon, protegendo as pessoas que viviam do negócio. 

Wikimedia Commons

Aos 21 anos de idade, a rainha Joana elaborou uma curiosa lei que regulamentava o funcionamento de todos os bordéis da cidade de Avignon. Uma das suas medidas foi estabelecer que todo bordel deveria ter uma porta por onde todos entrariam. 

Assim, cada prostíbulo ficou conhecido como o “paço da mãe Joana”. O termo “mãe” fazia referência à Joana como dona da cidade e era utilizado com o sentido de uma casa que está aberta para receber seus visitantes.

Em 1382, Joana foi assassinada por seu sobrinho e herdeiro, Carlos de Anjou. No entanto, mesmo com sua morte, a cidade francesa continuou recordando da rainha e da proteção dos prostíbulos, até mesmo depois de Avignon se tornar um manto de religiosidade.

A expressão no Brasil

De acordo com Reinaldo Pimenta, autor do livro “A Casa da Mãe Joana – Curiosidades nas Origens das Palavras, Frases e Marcas”, a expressão viajou até Portugal e veio para o Brasil, onde a palavra “paço”, de pouco uso popular, foi logo substituída por “casa”.

Aqui, no entanto, o termo passou a ser usado de forma a representar um lugar ainda mais bagunçado. No Brasil, a expressão popular passou a ser utilizada como referência a locais em que ocorrem verdadeiras zonas, com muita bagunça e sem alguém com poderio para determinar regras para o local.

Fonte: Aventuras na História

Por que não há armas nucleares na Lua?

Artigo anterior

Vídeo mostra “moto fantasma” andando sozinha e atingindo carros

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido