Entretenimento

Origem das expressões populares

0

Você já “ficou por um triz” de ganhar um jogo? Ou já “segurou vela” para seus amigos? Algo que você já fez com certeza foi utilizar expressões como essa no seu dia a dia, afinal elas estão por todas as partes. Mas espera aí, quais são as origens dessas frases tão emblemáticas? A gente te conta! Vem ver essa lista e não deixe a sua curiosidade “acabar em pizza”. 

Lágrimas de crocodilo

A expressão “lágrimas de crocodilo” é usada quando alguém tem um choro falso e vem da crença popular de que os crocodilos choram ao devorar sua presa, mas, a verdade é que os répteis têm os olhos muito lubrificados e em alguns momentos acabam lacrimejando.

Por um triz

Imagem: Reprodução

Todo mundo já ouviu a expressão “por um triz” para falar sobre algo que não aconteceu por muito pouco. Desse modo, a origem do termo é bem antiga, cerca de 5 séculos antes de Cristo. Conforme é descrito, a expressão surgiu de uma lenda, a qual um cortesão da corte do monarca Dionísio de Siracusa, jantou com uma pesada lâmina acima da cabeça, presa apenas por um fio de crina de cavalo. O rei foi quem fez isso para mostrar de uma forma prática ao homem o peso de ser um poderoso líder e estar quase sempre sob ameaça de morte. Isso explica a origem da expressão, uma vez que “triz” vem da palavra grega thrichos, que significa cabelo. O cortesão não morreu, literalmente, por um triz e a expressão de popularizou!

Segurar vela

Foto divulgada por David Brazil

A expressão “segurar vela” vem do termo francês “tenir la chandelle”, surgido na idade média e que se referia aos criados que eram obrigados a segurar candeeiros para que os seus senhores pudessem namorar com alguma iluminação. Os serviçais ficavam o tempo todo de costas para os patrões para dar a devida privacidade.

Acabar em pizza

Foto: Reprodução

A expressão “acabar em pizza” é bastante usada pelos brasileiros e sua origem tem relação com um time de futebol! Na década de 60, em meio a uma crise, um clube paulistano teve uma reunião de mais de quatorze horas, foram pedidas dezoito pizzas gigantes e no final do bate-boca, todos chegaram a um acordo. Em resumo, após o desfecho, um jornalista publicou a notícia com o título: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. Por fim, a expressão se popularizou e ficou até os dias atuais! 

Ok

Foto: Adobe Stock

A palavra “OK” é a mais falada e digitada do mundo. Existem várias teorias do surgimento da expressão, mas uma das mais aceitas é a do jornalista Vance Packard, que afirma que o “OK” surgiu durante a Guerra de Secessão dos Estados Unidos, quando os soldados chegavam de batalhas e anotavam “0 K” que significava “zero killeds”, em português: zero mortos. Dessa forma, a expressão acabou significando que tudo estava bem e se popularizou no país e no resto do mundo. Sabia da origem dessa palavra?

Onde Judas perdeu as botas

Foto; Reprodução

A expressão popular “onde Judas perdeu as botas” não tem nenhuma referência na bíblia sagrada. Mas de acordo com pesquisadores, tudo começou na Idade Média, quando surgiram diversas lendas sobre os personagens bíblico. Uma dessas lendas é a de que Judas teria escondido as moedas de prata que havia ganhado em troca de sua traição em suas botas e elas nunca foram encontradas, daí teria surgido a expressão popular propagada até os dias atuais. Vale ressaltar que nos textos bíblicos as moedas tiveram um fim totalmente diferente. Mas e você, sabia da origem dessa famosa expressão popular? 

Michael Jackson: curiosidades sobre o Rei do Pop

Matéria anterior

7 brigas entre famosos que ficaram públicas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos