• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Cientistas criam ratos ciborgues que podem ser controlados com o poder da mente

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      27/02/19 às 20h11

Para começar, os pesquisadores da Universidade de Zhejiang conseguiram criar ratos ciborgues que podem ser controlados com o poder da mente. Eu sei que parece coisa de filme de super-herói. Você acha que eu estou brincando? O pior é que isso é verídico.

Eles publicaram o estudo em um artigo chamado "Controle da Mente Humana da Locomoção Contínua do Rato Ciborgue com Interface Cérebro-para-Cérebro Sem Fio". Se você entende inglês, pode ler o artigo na íntegra.

Os cientistas explicam que as interfaces cérebro-máquina (IMCs) já permitem que os seres humanos controlem dispositivos externos com suas mentes de várias maneiras. Quer um exemplo? Próteses de mão que podem se movimentar com o comando da mente, usadas por pessoas que perderam o braço. Mas levaram isso para um outro nível.

Resolveram criar uma interface cérebro-cérebro (BBI) usando métodos semelhantes. Mas, até o momento, ninguém havia usado um BBI para assumir o controle de outra criatura viva. Foi isso que os acadêmicos da Zheijang se propuseram a realizar.

Ratos ciborgues

Os pesquisadores implantaram microeletrodos no cérebro de um rato vivo e conectaram-no ao cérebro de um ser humano que estava ligado a um IMC de computador, ou seja, estava no controle. Os pensamentos relacionados ao movimento na mente do manipulador enviavam sinais ao computador, que então traduziam esses sinais em instruções, e os enviavam para o cérebro do rato.

"Com essa interface, nossos manipuladores foram capazes de controlar ratos ciborgue para concluir o labirinto em que foram inseridos sem problemas", afirmaram os cientistas. "Instruções de controle foram enviadas sem fio para o rato ciborgue através de estimulação micro-elétrica cerebral", continuaram.

Funcionou mais ou menos assim: quando o manipulador pensava em movimentar o braço esquerdo, o rato ia pelo lado esquerdo. Quando o manipulador pensava em movimentar o braço direito, o rato ia pelo lado direito. A cada fase, os ratos iam sendo colocados em labirintos mais complexos, para ver até onde o experimento funcionava. Com o tempo, os seis ratos ciborgues usados ??no estudo se tornaram mais proficientes em navegar pelo labirinto, e houve "um entendimento tácito [desenvolvido] entre o ciborgue humano e o rato".

Resultados

"Os resultados mostraram que os ratos ciborgues poderiam ser controlados com facilidade pela mente humana para completar uma tarefa de navegação em um complexo labirinto", escreveram eles. "Nossos experimentos indicaram que a cooperação através da transmissão de informações multidimensionais entre dois cérebros por um BBI assistido por computador é promissora", concluíram.

Essa não é a primeira vez que o ser humano tenta controlar a mente de um animal remotamente. Os primeiros a entrar nesse tipo de teste foram as baratas. No futuro, os pesquisadores esperam que "o fluxo de informação seja bidirecional e comunicativo entre dois indivíduos humanos".

Eles pensam em chegar cada vez mais longe. "O verdadeiro sucesso seria o compartilhamento de conteúdo rico entre os dois lados, como emoções e sentimentos. Ainda estamos muito longe disso, mas, claro, esse seria o sonho".

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está vendo o mundo criar os mutantes e os X-Men, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Vice  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+