Curiosidades

Colisão entre dois helicópteros é registrada em vídeo

0

Muitas pessoas sonham em voar, enquanto outras têm pavor. A realidade é que o avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo, no entanto, isso não previne que acidentes aconteçam envolvendo aeronaves. Exemplo disso são esses dois helicópteros que acabaram colidindo um com o outro.

A colisão dos helicópteros foi capturada em vídeo. Nele, é possível ver um passageiro fazendo um alerta para o piloto momentos antes da colisão que aconteceu na segunda-feira em Gold Coast, na Austrália.

Nas imagens que foram divulgadas pelo site australiano 7News, vê-se o momento em que os tripulantes percebem que o outro helicóptero está se aproximando deles e alertam o piloto, Michael James.

Por mais que o piloto tenha sido alertado, no momento em que aconteceu já não dava mais tempo para que ele conseguisse fazer nada. Depois disso, é possível ouvir no vídeo o barulho da colisão, além de os vidros das janelas dos helicópteros estilhaçarem e atingirem os passageiros.

Colisão

A colisão entre as aeronaves foi grave, contudo, o piloto conseguiu pousar o helicóptero com segurança em um banco de areia. E felizmente, tanto Michael James, como os outros cinco passageiros a bordo da aeronave sobreviveram.

Contudo, a sorte não foi a mesma para os passageiros do outro helicóptero. Dos sete passageiros que estavam a bordo, quatro morreram. Foram eles: o piloto, um casal e uma mulher que estava viajando com seu filho. De acordo com o site de notícias, a criança que estava a bordo continua internada e está em estado grave.

Depois do ocorrido, as autoridades começaram uma investigação para fazer a análise de como foi a dinâmica desse acidente. Segundo Angus Mitchell, comissário-chefe da Agência de Segurança dos Transportes da Austrália, o helicóptero das pessoas que morreram tinha acabado de decolar e estava no ar por 20 segundos antes da colisão.

Ele também ressaltou que o pouso feito por Michael James foi uma “conquista notável” e que se não fosse isso a situação podia ser ainda pior com relação às fatalidades.

Um dos pontos que será analisado na investigação é o alcance da visibilidade dos pilotos nos momentos antes do acidente. Isso porque, como é visto no vídeo, pelo menos um deles não tinha percebido o outro helicóptero.

Helicópteros

ADS latin

A colisão entre esse dois helicópteros aconteceu quando um tinha acabado de decolar. E em algum momento você já se perguntou o quão alto um helicóptero pode ir? Será que o céu realmente é o limite?

A resposta para essa pergunta depende. Isso porque cada helicóptero tem um tipo de estrutura e de motor diferente, o que quer dizer que dependendo do modelo, a altura máxima será diferente do outro. Por exemplo, a altura máxima que pode ser atingida por um helicóptero comercial não é a mesma de um de combate.

No entanto, existe um recorde de altura máxima que uma aeronave desse tipo conseguiu chegar. Até os dias de hoje, a altura máxima que um helicóptero conseguiu alcançar em um voo foi de 12.442 metros, feita por Jean Bule. Mas o recorde quase foi lembrado por uma tragédia, visto que o motor do SA 315B que ele estava pilotando congelou a uma temperatura de -60ºC.

Isso aconteceu porque, assim como a maior parte dos helicópteros, esse modelo também foi feito para voar no máximo seis mil metros de altura.

Já com relação aos modelos de combate, como os russos Mi-26, Ka-50 e Ka-52, esse número máximo é bastante variável. O primeiro consegue chegar a 6.500 metros de altura em seus voos, já os outros chegam a 5.700 metros. No caso do AN-64 Apache, que é um dos melhores helicópteros militares dos Estados Unidos, ele consegue voar até 6.400 metros de altura.

Fonte: UOL, Canaltech

Imagens: Twitter, ADS latin

Preso servidor que cobrava R$ 50 mil para ”ensinar” como conseguir visto em embaixadas

Artigo anterior

Capital da Ucrânia e outras regiões são atingidas por bombardeios

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido