Como acontece uma estria? Como acabar com elas?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      13/10/15 às 18h49

As estrias são consideradas uma eterna dor de cabeça que acomete o corpo de homens e mulheres. Ela surge como uma simples linha fininha de aspecto avermelhado e que, com o tempo, muda a aparência para uma forma esbranquiçada.

E as estrias já podem aparecer em seu corpo bem cedo, já na fase da puberdade, momento em que nosso corpo passa por muitas mudanças. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você sobre um outro fenômeno que acomete o corpo humano, a celulite.

Toda mulher já acima dos 15 anos começa a enfrentar o surgimento desses indesejáveis buraquinhos. (Clique aqui e confira a matéria). Mas como acontece uma estria em nosso corpo? Como surge isso?

estrias

As estrias costumam atingir algumas partes do corpo como os braços, quadris, os seios e as nádegas. Elas são cicatrizes que se formam quando as fibras elásticas e colágenas na pele se destroem causadas por um estriamento da pele.

Esses risquinhos surgem em uma das três camadas (epiderme, derme e a hipoderme) que formam a nossa pele, a derme. Ela dá elasticidade e tonifica o tecido. O estágio avermelhado é considerado o inicial, que é o momento em que elas estão na fase inflamatória.

As fibras que foram recém-rompidas estão se reorganizando. Em estágio esbranquiçado, é considerada a última fase da estria, que é onde ela já está cicatrizada e não ocorre mais o processo inflamatório.

A estria costuma afetar regiões do corpo que passaram por um crescimento rápido, como em caso de ganho de peso repentino ou na fase da adolescência com as modificações que ocorrem no corpo.Essas distensões da derme surgem quando o tecido muscular passa por um aumento.

Elas costumam afetar regiões como as nádegas e as coxas. De acordo com a dermatologista Camila Hofbauer, "Essas são áreas com o maior ganho de volume durante a adolescência e a vida adulta feminina".

Estria tem solução?

estrias-m

Elas já foram consideradas um mal enorme ao corpo e que não tinha tratamento. Atualmente, não existe algum remédio ou método que faça desaparecer totalmente do corpo a estria. Existem formas de apenas amenizá-las e isso varia de acordo com a fase em se encontra a cicatriz.

A dermatologista conta que para ajudar a suavizar as estrias, "Hidratantes e cremes com componentes como o ácido retinóico, óleo de rosa mosqueta, colágeno e elastina, receitados por um profissional, também ajudam a evitar o aparecimento das fissuras".

Para quem é gestante, a dica é manter sempre hidratada a barriga e associar óleo e um hidratante potente de sua preferência. Outro tratamento utilizado é o uso de raios infravermelhos.

Com uma temperatura chegando a 65ºC, a penetração da luz infravermelha pode provocar desestabilização do colágeno e estimular a produção de novas substâncias como esta. Com o auxílio das mãos, a pele recebe massagem e remodelação manual, fazendo com que a aparência da estria mude.

Tem como prevenir?

gravidez-x-estrias
Remediar é o melhor a se fazer, se você ainda não possui estrias surgindo em seu corpo. Os especialistas alertam que prevenir é o melhor remédio para ficar longe das estrias.

Eles recomendam a hidratação constante da pele para que ela fique bem nutrida, garantindo a elasticidade e impedindo que algumas camadas internas da pele se rompam.

Muita água, evitar roupas apertadas e praticar exercícios físicos são uma dos melhores remédios para se prevenir contra a estria.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+