Entretenimento

Como Akira Toriyama criou Dragon Ball, a saga de anime mais reconhecida no ocidente

0

Dragon Ball até hoje ainda se mantém como um dos animes mais populares de todos os tempos. Seu sucesso é inegável. Basicamente, todo mundo ao menos já ouviu falar sobre Goku e seus companheiros. Recentemente, o lançamento do filme “Dragon Ball Super: Super Herói” marcou os 30 anos desde que o autor japonês Akira Toriyama criou a história.

Vários especialistas consideram Toriyama  o responsável pela popularização do mangá no ocidente. Isso porque, o anime de Dragon Ball veio do mangá de mesmo nome. E com certeza quem cresceu nos anos 1990 e 2000 no Brasil foi impactado por esse desenho.

Começo

Dragon Ball

Akira Toiriyama nasceu em 1955, na pequena cidade de Kiyosu, na província de Aichi, no leste do Japão. De acordo com o próprio, desde a escola ele já se interessava por mangás. E seu primeiro público foram os seus colegas de classe.

“Sempre gostei de desenhar. Quando eu era pequeno, não tínhamos tantas formas de entretenimento como hoje, então todos nós desenhávamos. Na escola primária, todos desenhávamos mangás ou personagens animados e os mostrávamos uns aos outros”, disse Toriyama ao site Stormpages há alguns anos.

Desde essa época, Toriyama começou a expandir tanto seus horizontes como influências. Foi em 1977 quando ele teve a primeira oportunidade de escrever um mangá profissionalmente. Isso aconteceu depois que um dos editores da Shueisha, a editora de mangá mais importante do Japão, viu seu trabalho em um concurso anual da revista Monthly Shonen Jump para novos talentos.

A editora o contratou, mas durante alguns anos Toriyama teve histórias que passaram desapercebidas.

Dr. Slump e Dragon Ball

BBC

Em 1980 aconteceu o primeiro sucesso de Toriyama no mundo do mangá, foi o “Dr. Slump”. Esse mangá contava a história de uma garota androide tão bem feita que todos achavam que ela era um ser humano de verdade com super poderes.

Esse enredo foi essencial para que o autor começasse a explorar elementos que seriam fundamentais para a criação do mundo de Dragon Ball. Isso porque foi em “Dr. Slump” que os primeiros animais antropomórficos, androides e mundos futuristas apareceram, todos elementos que dariam a Dragon Ball seu estilo único.

Segundo Toriyama, sua esposa o ajudou em seu projeto seguinte porque ela conhecia bastante os contos tradicionais chineses. Dentre eles, um chamou mais a atenção do autor: “O Rei Macaco”.

Foi em 1985 que Dragon Ball apareceu pela primeira vez nas páginas da revista Shounen Weekly. O mangá contava a história de Son Goku, um garotinho com um rabo de macaco que se junta a seus amigos em uma jornada para encontrar as ‘esferas do dragão’. Para a história, Toriyama adaptou os poderes do rei macaco ao seu personagem principal, e incluiu a capacidade de ele surfar nas nuvens.

Além do conto, o mangá de Dragon Ball teve outras inspirações, como por exemplo, a comédia de Jackie Chan de 1978, “O Grande Mestre dos Lutadores”. No filme, um jovem mimado aprende a complicada forma de arte marcial do “macaco bêbado” de seu tio.

Impacto de Dragon Ball

Fayer wayer

Em 1996, Toriyama parou de escrever o mangá de Dragon Ball Z, a sequência de Dragon Ball que foi bem mais bem-sucedida. Até sua pausa ele tinha escrito quase nove mil páginas sobre as aventuras de Goku e seus amigos.

A série original do mangá foi adaptada para uma série de televisão de 156 episódios. A produção foi vista no mundo todo graças à participação do estúdio Toei Animation no projeto.

Por conta desse sucesso veio o plano ambicioso de adaptar Dragon Ball Z para a televisão. Ao todo foram produzidos 291 episódios que passaram em, pelo menos, 81 países.

Até o momento existem 24 filmes de Dragon Ball e quase 50 videogames baseados nos personagens criados por Toriyama.

Fonte: BBC

Imagens: BBC, Dragon Ball, Fayer wayer

Touro foge do abate e causa pânico nas ruas de Lima

Artigo anterior

Aposentado usa guincho manual para colher raiz de mandioca de cerca de 300 kg

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido