Notícias

Aposentado usa guincho manual para colher raiz de mandioca de cerca de 300 kg

0

O aposentado João dos Santos usou um guincho manual para colher uma raiz de mandioca de aproximadamente 300 kg, em Rio Verde, região sudoeste de Goiás. Ele afirmou que plantou a raiz no quintal de casa há 8 anos.

“Foi muito trabalhoso para colher, passei a manhã toda tentando, daí usei uma talha, amarrei e consegui. Quem quiser pegar pode vim aqui, que tem para todo mundo”, disse João ao G1.

A mandioca foi colhida na última quinta-feira (18/08) no Setor Central da cidade. De acordo com o aposentado, todas as mandiocas deram em uma só raiz. Além disso, o aposentado afirmou que foi bastante trabalhoso colhê-las por conta do peso e do tamanho.

O biólogo Delci Arruda disse à TV Anhanguera que o tamanho da mandioca está relacionado ao bom solo, que tem muitos nutrientes. Por causa disso, a raiz se desenvolve mais.

Produtor colhe mandioca de mais de 2 metros em Santa Helena de Goiás

Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal/ G1

Também em Goiás, no fim de maio, um produtor de Santa Helena de Goiás, no sudoeste do estado, colheu uma mandioca de 2,20 metros. De acordo com a família, essa foi a primeira vez que isso aconteceu e provocou muita surpresa.

Na época, a colheita aconteceu na fazenda do casal Cleidson Garcia e Marciela Moraes Garcia, na zona rural do município. Para a surpresa do produtor, que trabalha com soja e milho há 30 anos, a mandioca saiu maior do que o esperado.

“Nós ficamos muito felizes. Ele mediu e deu 2,20 metros. Tiramos a foto e depois cortei e congelei para usar mais tarde, afinal o pé deu essa de 2 metros e várias menores”, contou Marciela.

De acordo com o biólogo Edson Abrão, apesar do tamanho, a raiz não chega a ser um gigante. No entanto, o comprimento segue sendo impressionante e, se tivesse sido deixada mais tempo, poderia crescer e engrossar mais.

“A mandioca é uma planta de clima tropical e quando você a deixa plantada, em um solo bem adubado, com uma boa quantidade de sol e um espaço bom para ela crescer, ela vai crescer mesmo”, disse ao G1.

Moradores colhem mandioca com quase 3 metros, em chácara de Catalão

Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal/ G1

Já em fevereiro, moradores de uma chácara colheram uma mandioca de 2,8 metros, em Catalão, região sudeste de Goiás. A família informou que o legume foi encontrado no quintal da propriedade.

De acordo com a moradora Eliane de Souza, a colheita aconteceu quando a família decidiu colher a mandioca para um churrasco.

“Meu pai, Seu Luís, tinha plantado há 1 e 2 meses e lembramos dela no final de semana e decidimos pegar. Quando saiu ficamos muito surpresos. Pena que não deu tempo de pesar”, disse Eliane ao G1.

Ainda segundo ela, o pai, Luiz Campos, possui o costume de plantar para consumo próprio e não fez nada diferente nesta plantação. Ele acredita que foi o solo que deixou a mandioca desta forma.

Caso similar em Aparecida de Goiânia

Foto: Arquivo Pessoal/ Vildecio Alves/ G1

Um caso similar aconteceu em Aparecida de Goiânia, em novembro de 2021. Um funcionário do empresário Vildecio Alves Ferreira, de 56 anos, colheu uma mandioca de 2,53 metros enquanto limpava um lote em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. Na época, o homem afirmou que a planta foi cultivada há cerca de cinco anos e que ela pesa 28,5 kg.

“Quando cheguei e fui olhar eu até assustei, estava parecendo que uma sucuri engoliu uma capivara”, disse Vildecio.

De acordo com o empresário, ele pediu ao funcionário para limpar o lote e, por acaso, a mandioca foi encontrada debaixo de lixo e entulho.

Na época, Vildecio também informou que pretendia doar a mandioca para um projeto que distribuía marmitas para pessoas em situação de rua, caso a planta estivesse própria para o consumo.

Fonte: G1

Como Akira Toriyama criou Dragon Ball, a saga de anime mais reconhecida no ocidente

Artigo anterior

Cachorro embarca em viagem de 58 km para se despedir de tutor internado em hospital

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido