• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como cair de sono em apenas um minuto e se livrar da insônia?

POR PH Mota    EM Curiosidades      29/07/16 às 16h11

Chega a hora de dormir, você se prepara, deita na cama e... Nada acontece. Você passa horas rolando na cama, mexendo no celular, contando carneirinhos e pensando em todos os problemas do mundo, mas o sono nunca vem. O que provoca a sua insônia pode ser uma série de fatores, como stress, problemas de saúde ou até mesmo alimentação. Mas independente da causa, esse pequeno truque pode te ajudar a cair no sono de fez.

Com base em uma teoria de meditação, você pode conseguir dormir com o método 4-7-8. Você começa inspirando lentamente pelo nariz por quatro segundos. Em seguida segure a respiração por sete segundos e expire soltando o ar pela boca, por oito segundos.

O método é bem simples e pode ser extremamente eficiente para te ajudar a conseguir dormir sem problemas. Mas por que ele funciona? Por meio do relaxamento, é possível deixar os pensamentos de lado e focar no que realmente importa, o sono.

Como funciona

1

Quando estamos estressados ou com ansiedade, o nível de adrenalina no sangue aumenta e a respiração fica mais intensa. Por meio desse exercício de respiração, você diminui o ritmo das batidas do coração, se tornando mais calmo rapidamente.

Da mesma forma, esse exercício também pode ajudar a te acalmar, como uma meditação. Isso porque te ajuda a manter o foco e a concentração apenas na respiração. Ao fazer isso, o sistema nervoso central reduz a atividade e estresse e ansiedade desaparecem do corpo momentaneamente. O resultado é o completo relaxamento do corpo.

Segundo o médico Andrew Hall, da Universidade de Harvard, o método 4-7-8 já é conhecido e aplicado por tribos indígenas por muitos séculos. Eles utilizando o truque durante práticas de meditação para alcançar estados de completo relaxamento, sem provocar efeitos colaterais no corpo.

Como pode ser útil

2

Se você utilizar essa estratégia diariamente, certamente vai estar mais relaxado na hora de dormir. Mesmo se não tiver tempo de aplicá-la ao longo dia, ao se deitar para dormir, pode realizar o pequeno truque de respiração algumas vezes e alcançar o sono com facilidade. Além de te ajudar a dormir, o método pode ser útil para relaxar antes de provas ou eventos que causam nervosismo, aliviar tensão após um dia de trabalho ou mesmo para manter a tranquilidade.

Experimente o método de relaxamento e conte para a gente como foi. Como percebemos, ele não tem efeitos colaterais negativos e pode apenas te ajudar.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+