Curiosidades

Como cancelar um Pix enviado errado | Guia Prático

0

Se você fez um Pix errado, pode estar se perguntando como cancelar e corrigir esse inconveniente. No entanto, vai ficar surpreso em saber que, infelizmente, só existe uma situação onde isso é possível.

Até existe uma maneira de desfazer uma transferência incorreta, mas apenas se você agendou a transação e o valor ainda não foi retirado da sua conta.

Se isso não aconteceu, não tem como cancelar uma transferência via Pix, especialmente porque é instantânea.

Em compras online, resolver essa questão é um pouco mais simples, já que é possível contatar a loja e utilizar um serviço específico para estornos e devoluções.

No entanto, o mesmo não se aplica a transações entre pessoas, pois pode envolver negociações ou até mesmo a intervenção do banco ou da Justiça.

Quando posso cancelar um Pix?

Via Freepik

Como mencionamos, você só pode cancelar um Pix errado que está agendado e ainda não foi processado. Nesse caso, basta acessar a seção de extratos no seu banco e desfazer a operação.

O procedimento é bastante semelhante em diversos aplicativos bancários. Basicamente, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo do seu banco;
  2. Selecione a opção Pix;
  3. Escolha o extrato do Pix;
  4. Toque na transação agendada e na opção para ver detalhes;
  5. Selecione a opção correspondente para cancelar o agendamento.

Pronto! Agora, basta verificar o saldo da sua conta para garantir que o valor foi recuperado com sucesso.

Nesse caso, a operação deve aparecer cancelada e o extrato mostrará que o total retornou instantaneamente, visto que é um cancelamento interno.

Pix errado? Descubra como proceder

Por outor lado, se você fez um Pix errado, existem algumas alternativas de como agir.

Ao realizar uma transação pelo sistema de pagamentos, é fundamental conferir detalhadamente se os dados coincidem com as informações do destinatário que você pretende pagar.

No entanto, caso tenha efetuado um Pix errado e não conseguiu cancelá-lo pelo aplicativo, é possível adotar as seguintes medidas.

Entrar em contato com o destinatário

Através do aplicativo do seu banco, é possível verificar as informações do beneficiário do Pix.

Se a chave Pix da pessoa for o número de telefone ou e-mail, esses dados podem ser utilizados para se comunicar e negociar a devolução do dinheiro.

Além disso, muitas pessoas utilizam a mesma chave para retornar o valor ou conferir a inscrição do banco. Ainda, quem recebeu pode contatar você pelo mesmo esquema, conferindo a chave.

No entanto, por questões de segurança, nem todas as informações ficam visíveis no extrato. Por isso, veja se é possível identificar ou entre em contato com um responsável.

Contatar o banco

Caso não tenha conseguido obter as informações do destinatário, não tenha recebido resposta da pessoa que recebeu o Pix errado, ou se ela se recusou a fazer a devolução, uma alternativa é entrar em contato com o seu banco.

Explique a situação e pergunte quais soluções eles podem oferecer para auxiliar.

Para isso, é importante telefonar ou acionar o canal de assistência. Confira os números de SAC das principais instituições financeiras do Brasil:

  • Banco do Brasil: 0800-729-07222;
  • Bradesco: 4002-0022;
  • BTG Pactual: 0800-7722-8274;
  • Caixa Econômica Federal: 0800-726-01015;
  • Itaú: 0800-728-07286;
  • Pan: 0800-776-80008;
  • Santander: 0800-762-77779;
  • Sicredi: 0800-724-7220;
  • Nubank: 4020-0185.

Recorrer à Justiça

Enquanto isso, se as sugestões anteriores não solucionarem o problema, pode ser necessário acionar a Justiça para recuperar o dinheiro.

Registre um boletim de ocorrência online, capture imagens de todos os extratos bancários e consulte um advogado para receber orientação sobre possíveis medidas legais.

Essa opção é um pouco menos amigável, mas permite que você não fique no prejuízo, especialmente com quantias expressivas. Além disso, a justiça já cobre esse tipo de acontecimento, e aciona o destinatário quanto antes.

Via Governo Federal

Recebeu um Pix errado? Saiba como proceder

Agora, se você foi o destinatário de um valor enviado erroneamente, a orientação é devolver o dinheiro ao remetente. Confira dois métodos para realizar essa devolução:

Botão de devolução de Pix

Devolver um Pix é simples graças à presença de um botão no extrato da transação: basta clicar nele e seguir as instruções do aplicativo para efetuar o estorno.

Essa tecnologia surgiu justamente para facilitar essas ocorrências, e não é necessário sequer inserir a mesma chave, basta clicar no botão e ver se o dinheiro voltou.

Entrar em contato com o remetente

Por fim, uma alternativa para restituir o valor é obter os dados de contato do remetente, como o número de telefone ou o endereço de e-mail associado à chave Pix, e entrar em contato para acertar a devolução do valor.

Basta fazer uma ligação ou enviar uma mensagem para esclarecer o equívoco.

No entanto, por via das dúvidas, sempre confira antes de finalizar uma transação, evitando esses transtornos.

 

Fonte: Canaltech

Imagens: Freepik, Governo Federal

ChatGPT, Bard e mais | Saiba quais as IAs mais usadas do mundo

Previous article

Preguiça pode ser um sinal de alta inteligência, sugere pesquisa

Next article

Comments

Comments are closed.