Curiosidades

Como cuidar da sua postura?

0

O cuidado com nossa saúde é sempre muito importante. Até porque, como a máxima diz, nosso corpo é nosso templo. Por isso, precisamos cuidar bem dele porque é o único que temos.

Uma das coisas que a maior parte das pessoas reclama é da dor nas costas e problemas de postura. Isso acontece por conta de todo o tempo que as pessoas ficam sentadas. Como resultado, surgem as dores nas costas e às vezes também no pescoço, ombros e punhos.

Mesmo com essas dores, quando se fala em postura é comum ver que a maioria das pessoas não dá muita atenção para ela. Logicamente, é algo que não deveria ser assim, visto que sempre pode-se encontrar alguém reclamando das consequências de uma postura ruim. Mas então, o que fazer para mudar isso?

“Quando falamos de principais problemas de postura, não conseguimos definir apenas um. Temos que falar de duas situações: a dor lombar, associada principalmente ao vício de ficar muito tempo sentado, e o pescoço de texto, que consiste numa alteração da curvatura da coluna cervical”, explicou Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, ortopedista, traumatologista e cirurgião de coluna.

Postura

Salvape

Naturalmente, a cervical tem uma curvatura que se desenvolveu com o objetivo de sustentar o peso da cabeça e dar um amortecimento conforme a pessoa anda e se movimenta.

Contudo, com a evolução da tecnologia e o hábito cada vez mais comum de se olhar para baixo, seja por conta da tela do celular ou do computador, isso fez com que a curvatura de amortecimento fosse perdida.

“A curvatura tem ficado cada vez menor, em alguns pacientes fica ausente ou até invertida, e isso gera muita dor no pescoço, associada à dor na região posterior das costas. Essa, sem dúvida, talvez seja uma das principais preocupações relacionadas ao uso da tecnologia nos dias atuais”, disse o ortopedista.

Tudo isso pode acontecer junto a outros problemas que acabaram se tornando estruturais, como por exemplo, a escoliose, a lordose e a cifose. Nesse ínterim, segundo Alexandre Fogaça Cristiane, ortopedista e cirurgião de coluna, a princípio, esses problemas podem começar com um mau hábito de postura.

Problemas

Manual do homem moderno

Exemplo disso é o fato de, na hora de trabalhar, a pessoa não prestar atenção em sua postura e acabar ficando torto. Essa falta de atenção também se repete no transporte público, quando se está assistindo televisão ou então usando o computador.

“Os problemas da coluna não acontecem do dia para a noite. Eles são decorrentes do uso errado da coluna vertebral, de maneira geral, dia após dia”, pontuou Luiz Cláudio. Como ilustração desse panorama tem-se as pessoas que trabalham na cama ou então em lugares que não foram projetados para o trabalho, que não fazem caminhada, não dão pausas no trabalho e não mudam a posição para melhorar o jeito da coluna.

“Todo esse conjunto de coisas, associados a telas de computadores muito baixas, principalmente smartbooks, ficar com o celular apoiado ao nível da barriga, olhando pra baixo, tem levado a mudanças estruturais na coluna vertebral, e elas vão piorando gradativamente, até chegar uma hora que o corpo não tolera mais, então ele reclama. E essa reclamação vem na forma de dor”, ressaltou ele.

Como tratar

Boa forma

Então fica a pergunta: como tratar essas dores na coluna por conta da postura? Para Alexandre, o primeiro passo é a auto-observação. Ou seja, conscientizar-se da questão da má postura e se policiar para ajustá-la sempre que for preciso e possível.

“Fazer atividade física regular com supervisão e propícia para idade e comorbidades também ajuda muito em ter uma melhor postura. Assim como procurar ter um peso condizente com a altura. Quando as dores já são crônicas ou o desvio mais pronunciado, o médico deve ser consultado para avaliar e pedir exames, e, inicialmente, o tratamento é feito com fisioterapia e RPG, que poderá corrigir o problema. Só os casos raros e graves necessitam de cirurgia”, recomendou Alexandre.

Com relação aos exercícios, os dois médicos ressaltam a importância das práticas para uma boa postura. Nesse ponto, o mais importante é buscar um exercício que a pessoa goste de fazer e que atenda às necessidades dela. Ademais, o foco precisa ser no fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna.

Fonte: MSN

Imagens: Salvape, Manual do homem moderno, Boa Forma

Evatima Tardo: a mulher imune ao veneno de cobra

Matéria anterior

Plantas conseguem se comunicar?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos