Como é a radiação de urânio? [Vídeo]

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      13/10/15 às 15h51

Os raios do Urânio são de níveis altamente perigosos, invisíveis e penetrantes. A radiação de Urânio recebeu o nome de raios de Becquerel para homenagear o cientista que descobriu a radiação, Henry Becquerel.

A criação de usinas nucleares é um tema polêmico por conta dos riscos de contaminação e outros fatores. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você uma matéria sobre o que acontece com o corpo humano quando ele é exposto à radiação. ( Clique aqui e confira a matéria)

E a radiação de Urânio é muito perigosa. Mas como será que ela é realmente?

uranio-altamente-enriquecido

A radiação é um elemento invisível a olho nu. Assim como o ar, muita gente já deve ter se pegado tentando bolar algo na mente sobre como ela é ou se parece. E o canal CloudyLabs publicou um vídeo mostrando como é realmente a radiação.

Eles colocaram um pequeno fragmento de Urânio em uma câmara de vidro selado a -40ºC. E com um simples toque de álcool líquido, o experimento exibiu a decomposição e a emissão da radiação.

uranio235

De acordo com a descrição do vídeo, "Quando uma partícula carregada atravessa esse vapor, ela pode "derrubar" os elétrons das moléculas que formam íons. Com isso, o vapor instável de álcool se condensa em torno dos íons deixados para trás pelas partículas ionizantes: então, a trajetória da partícula da matéria é revelada por uma trilha composta de milhares de gotas de álcool".

foto 1

Segundo a equipe, o vapor se condensa na superfície do vidro e acaba criando uma espécie de névoa. E uma pequena amostragem continua em sua forma de vapor.

Confira o vídeo com o experimento:

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+