Como eram 7 comportamentos humanos do presente no passado?

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      19/03/18 às 19h54

Vivemo tempos onde o comodismo toma conta de nosso ser. No presente, temos praticamente tudo em nossas mãos, o que não exige que nos esforcemos muito em determinadas atividades. Há 100 anos atrás, por exemplo, quem poderia imaginar que a internet existiria? Que não seria mais preciso enviar cartas e esperar longos dias por uma resposta? Pois é, as coisas mudam muito rápido.

Para nós, é até difícil imaginar como viviam as pessoas quando não tinham acesso a tecnologia que temos hoje. Como era o mundo antes da eletricidade? Antes dos meios de transporte? A questão é que para eles, nada disso fazia diferença, afinal... O que não existe não faz falta. Mas pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo como eram 7 comportamentos humanos do presente, no passado. Confere aí!

1 - Uso do papel higiênico

Atualmente parece ser impossível viver sem tal item, mas a verdade é que esta é uma invenção um tanto quanto moderna. Antigamente, as pessoas costumavam se limpar, mas não tinham a noção de que poderiam transmitir doenças com suas fezes. Na Roma Antiga por exemplo, as pessoas se limpavam com uma mesma esponja, que normalmente era utilizada para tirar resíduos mais grosseiros.

Posteriormente, as espigas de milho começaram a ser usadas, que embora ainda pareça algo totalmente anti-higiênico, era mais  seguro... Apesar de provocar certas coceiras. Querendo ou não, elas evitavam o contato das fezes com outras partes do corpo e também, com outras pessoas que nada tinham a ver com aquilo...

2 - Viver sem luz

No presente, costumamos ficar acordados até tarde graças às luzes artificiais. Elas que nos permitem executar uma imensidão de atividades, independente do horário. Mas como era a vida das pessoas antes da energia existir? Sim, realmente existia o fogo que poderia ser a salvação em determinados momentos. No entanto, ele possui luz fraca e que não se adequa em todas as situações.

Dessa forma, era comum que as pessoas dormissem assim que estivesse escurecendo. Tal costume estimulou em nosso organismo, a produção do hormônio responsável pelo o que chamamos de "relógio biológico", fazendo com sejamos capazes de acordar assim que há mais luz.

3 - Escovar os dentes

Podemos dizer que no presente já não é mais possível viver sem as escovas de dentes. Mas como as pessoas cuidavam da higiene bucal no passado? Certamente não era um processo nada agradável. Os antigos romanos, por exemplo, produziam um pó com cinzas de dentes de animais, areia e ervas. Muitos ainda bochechavam urina, com a intenção de eliminar o mau hálito... Estranho? Sim, mas era normal.

Mas ainda haviam algumas pastas feitas com ervas, que poderiam ser um pouco mais eficientes. As areias eram sempre uma boa escolha, já que acreditavam que por raspar os dentes, poderiam fazer uma boa limpeza.

4 - Meios de transporte

Antes de termos à nossa disposição todos os automóveis já conhecidos, as pessoas se moviam de forma muito mais lenta. As principais escolhas ficavam entre os cavalos ou mulas. Mas é claro que também haviam aqueles que apenas se locomoviam caminhando. Existiam algumas instituições que acolhiam os peregrinos, lhes dando abrigo por noites, para que pudessem descansar e continuar seguindo viagem no dia seguinte.

5 - Despertador

No presente podemos contar com a facilidade dos despertadores, que nos acordam na hora que queremos. No entanto, como esse processo acontecia no passado? Bem, era comum que as pessoas não tivessem exatamente uma hora marcada para executar suas atividades. Por outro lado, os sinos já existiam em igrejas por exemplo, e poderiam acordar as pessoas em horários bastante propícios.

Outro método muito comum era beber muita água. Antes de dormir, as pessoas ingeriam grandes quantidades de líquido. Dessa forma, era natural que em algum momento precisassem acordar para fazer xixi... Bexiga, uma excelente escolha de despertador natural.

6 - Conservar alimentos na geladeira

Sabemos que a geladeira é uma invenção relativamente recente. Permite que os alimentos sejam conservados, evitando a proliferação de bactérias. Entretanto, antes de tal tecnologia as pessoas costumavam usar o gelo para o mesmo fim, isso quando o lugar tinha temperaturas abaixo de 0.

Por outro lado, os russos tinham uma técnica bem mais estranha. Para conservar o leite, muitas pessoas do país costumavam deixar um sapo em pequenas quantidades da bebida. De fato, alguns sapos possuem antibacterianos naturais em sua pele, o que poderia fazer com que o leite durasse por mais tempo, mesmo sem a geladeira... Mas ainda bem que ela já é uma realidade para nós, não é mesmo?

7 - Cortar as unhas

Já parou pra pensar em como as pessoas cortavam suas unhas antes da criação do dispositivo próprio para isso? No presente, não sofremos nenhuma dificuldade no processo, mas anteriormente, as coisas eram bem diferentes. Na verdade, as pessoas não se preocupavam muito com isso. Na China, quanto maiores fossem suas unhas, melhor você era reconhecido, mas fora isso, era comum que as pessoas apenas as deixassem quebrar naturalmente... Algo que não é nada difícil de acontecer, não é mesmo?

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Via   Curiosone  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+