Curiosidades

Como ficaram 6 patrimônios mundiais após reconstrução digital

0

O nosso mundo é um imenso museu aberto. As sociedades que viveram por aqui há centenas ou milhares de anos, deixaram suas marcas em formas de construções, objetos que foram escondidos e estão sendo descobertos ou com seus ensinamentos, visto que alguns são seguidos até os dias atuais. Estudiosos dedicam suas vidas diariamente a estudar as construções antigas que estão espalhadas pelos continentes. Essas construções acabaram se tornando patrimônios históricos. Os lugares fazem parte da história da humidade e precisam ser preservados por causa da grande importância histórica e cultural. Esses patrimônios estão sob constante ameaças, causas pela deterioração do tempo, desastres naturais ou até mesmo urbanização.

A UNESCO é responsável pela proteção desses edifícios. Atualmente existem 53 propriedades na lista de patrimônios mundiais em perigo, que precisam da devida atenção e cuidado de todos. A fim de mostrar as belezas dessas construções, a Budget Direct Travel Insurance colaborou com a arquiteta Jolena Popovic para reconstruir, de forma digital, seis dos monumentos históricos mais icônicos da lista. Confira conosco e surpreenda-se. Compartilhe com seus amigos desde já.

Como ficaram os patrimônios históricos reconstruídos digitalmente

1 – Hatra (Al Jazira, Iraque)

Essa construção foi feita entre os séculos III e II aC., e segundo a história, serviu de capital do primeiro reino árabe. Era chamado de Beit “elähä” (Casa de Deus) por causa dos seus templos, onde celebravam deuses gregos, mesopotâmicos e árabes. Artaxer I, foi que o rei da Pérsia e fundador do Império Sassânida, destruiu a cidade no século III. As ruínas soram descobertas pouco a pouco até o século XIX. No ano de 2015, a UNESCO adicionou essa construção milenar na lista de lugares ameaçados.

2 – Léptis Magna (Al-Khums, Líbia)

Ao ser coroado imperador, Septímio Severo transformou sua cidade natal em um grande exemplo de arquitetura e planejamento urbano romano. O teatro era um dos lugares mais belos de toda a cidade e foi feito em uma colina baixa. Essa servia anteriormente como um cemitério. A guerra civil da Líbia acabou tornando a cidade de Léptis Magna vulnerável a vários danos.

3 – Palmira (Tadmor, Homs, Síria)

No auge da grande guerra na Síria, diversos militantes do Estado Islâmico possivelmente torturaram o chefe de antiguidade de 82 anos de Palmira. Isso a fim de obter informações sobre onde estavam escondidos artefato importantes da cidade, que eram protegidos. Khaled al-Asaad, encarregado pelo museu da cidade, morreu sem revelar o lugar. Assim sendo, os militantes destruíram o Templo de Bel em Palmira e algumas outras estruturas. Hoje, vários órgãos buscam restaurar o local.

4 – Fortificações de Portobelo e San Lorenzo (Província de Cólon, Panamá)

A Coroa Espanhola foi responsável por construir, a partir da década de 1590, vários fortes ao longo da costa caribenha do Panamá. Tudo isso a fim de proteger o comércio transcontinental. Durante dois séculos, foram construídos os fortes de Portobelo e San Lorenzo, que marcam um avanço na arquitetura militar colonial. A natureza acabou destruindo o lugar e continua ameaçando.

5 – Nam Madol (Ilhas Temwen, Estados Federados da Micronésia)

Essas ilhas artificiais abrigam um registro das realizações e da cultura dos povos da dinastia Saudeleur, ilha do Pacífico. Mas, esse lugar é extremamente vulnerável aos elementos da natureza. As plantas, que crescem rapidamente por lá e os danos das tempestades prejudicaram bastante a estrutura de Nan Madol.

6 – Antiga Jerusalém (Israel)

A cidade de Jerusalém é rica em estruturas extremamente importantes culturalmente, construídas ao longo de centenas de anos. A UNESCO incluiu toda a Cidade Antiga na sua lista de ameaçadas por causa da destruição severa e rápida urbanização.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

7 famosos que chocaram todo mundo com sua magreza

Previous article

Curiosidades sobre o mundo animal que você nunca viu

Next article

Comments

Comments are closed.