Curiosidades

Como são os carros da BYD? Conheça a montadora chinesa que terá fábrica na Bahia

0

Os carros, pelo menos em algumas situações, são extremamente importantes na nossa sociedade. E mesmo que o aumento de carros seja uma coisa ruim, novos modelos estão surgindo para minimizar esse dano, como por exemplo, o carro elétrico.

A Build Your Dreams (BYD) é uma empresa fundada em 1995, pelo químico Wang Chuanfu, que hoje é considerada como a maior produtora de carros elétricos do mundo todo. E desde 2015 ela chegou no Brasil, mais precisamente em Campinas, no interior de São Paulo, com sua fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos. Ainda em Campinas, dois anos depois, a empresa abriu a segunda fábrica para a produção de módulos fotovoltaicos.

Em 2020, a BYD abriu a terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus para produzir baterias de fosfato de ferro-lítio. Agora, ela também está presente em Camaçari, maior Polo Industrial da Bahia, no lugar onde era a fábrica da Ford.

BYD

BYD

O começo da BYD foi focado na produção de baterias de íons-lítio para a Motorola e a Nokia. Foi nesse mercado que ela se consolidou antes de investir no mercado automobilístico. Isso aconteceu em 2003 quando a empresa comprou uma fábrica em Xi’An, cidade ao norte da China.

Nessa época, os carros híbridos e elétricos ainda eram uma realidade bem distante. Mesmo assim, a BYD comprou a montadora Tsinchuan Automobile Company e investiu na ideia. O investimento deu certo e atualmente a empresa está presente em 70 países e além dos carros, ela tem em seu portfólio módulos fotovoltaicos para geração de energia solar e máscaras descartáveis.

Carros da BYD

G1

No nosso país, a empresa tem cinco modelos para serem comercializados. São eles: Dolphin, recém-lançado; Yuan Plus EV, um modelo SUV; Song Plus DM-i, um híbrido; Han EV 9, o sedan campeão de vendas da empresa; e Tan EV, um SUV de sete lugares.

O foco da empresa é nos consumidores que têm um poder aquisitivo mais elevado. E seus carros prometem inovação e sofisticação. Todos eles têm um acabamento no padrão de marcas de luxo, como por exemplo, BMW e Mercedes-Benz, e contam com uma tecnologia de ponta. Além disso, alguns modelos, como o Dolphin, têm recursos a mais, como internet, videogame e até um karaokê de fábrica.

De acordo com Stella Li, vice-presidente global da empresa, a proposta deles é trazer para o nosso país carros elétricos “com uma sensação premium de inovação”.

Modelos elétricos

G1

Engana-se quem pensa que os carros elétricos são uma coisa nova. Um dos primeiros a existir foi o Columbia, e ele é de 1902. No entanto, eles acabaram ficando de lado quando os primeiros carros a combustão surgiram. Até porque, eles eram mais baratos e feitos em menos tempo.

No entanto, nas últimas décadas esses carros voltaram com força total, sendo impulsionados por leis ambientais mais rígidas e a necessidade de se investir em formas de energia limpa. E mesmo que no nosso país esses modelos não sejam uma unanimidade, eles estão sendo vistos com uma frequência maior.

Atualmente, a maior parte dos carros elétricos são modelos híbridos, ou seja, rodam com dois motores sendo um à combustão e o outro bateria. De acordo com o Auto Esporte, o emplacamento de carros elétricos teve um aumento em 2022 com relação a 2021.

Contudo, um dos fatores que contribuem para esses modelos não serem mais vistos são seus preços. Em 2022, uma reportagem do Jornal Nacional mostrou que os carros híbridos eram vendidos com um preço 30% mais caro do que os convencionais. E os que eram 100% elétricos tinham um preço entre três ou quatro vezes maior.

O carro elétrico mais barato do Brasil é o JAC E-JS1, que foi desenvolvido em parceria com a Volkswagen na China, custando R$ 139.900. Esse automóvel tem baterias de fosfato de ferro-lítio, o que lhe dá uma capacidade máxima de 30,2 kWh.

Fonte: G1

Imagens: G1, BYD

Por que você nunca deve escolher as cabines do meio no banheiro público

Artigo anterior

Estupro virtual: abusadores usam fotos falsas para chantagear a vítima; entenda o crime

Próximo artigo