A maioria dos brasileiros está ligada nas competições da Copa do Mundo que estão acontecendo em 2018. Entretanto, outro evento importante acontecerá neste ano e também deve causar bastante movimentação nos quatro cantos do país. Serão as eleições.

Como a maioria já sabe, neste ano os brasileiros elegerão governadores, deputados estaduais, federais, senadores e o Presidente da República. Pensando um pouco mais no cenário político que o Brasil passará nos próximos meses, a Fatos Desconhecidos resolveu trazer uma série de matérias chamadas de Simplificando.

Vamos apresentar um pouco da história e os planos de governo dos principais candidatos a presidente da república. Tudo apresentado de uma maneira simples e objetiva para que todos possam entender um pouco deste cenário da sociedade brasileira. No Simplificando de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre Geraldo Alckmin e seus planos de governo, caso ganhe a eleição.

Geraldo Alckmin

Publicidade
continue a leitura

Nascido em 7 de novembro de 1952, em Pindamonhangaba (SP), Geraldo Alckmin já ocupou diversos cargos políticos desde o início de sua carreira, em 1972. Alckmin já foi governador quatro vezes, além de prefeito, deputado estadual, federal e vereador em outras ocasiões. O político também é conhecido por ter sido um dos fundadores do PSDB, ao lado de Fernando Henrique Cardoso e  Mario Covas.

Plano de governo

Para as eleições de 2018, o tucano já sondou vários nomes para fazer o seu plano de governo. Um dos destaques é o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) que ficou a cargo de redigir os planos para a área de educação. Uma das propostas do pré candidato é a federalização do ensino municipal. "Vou apresentar dois conjuntos de sugestões. Um deles é o governo federal adotar a educação de algumas cidades brasileiras que não têm condições de dar boa educação para suas crianças. É a federalização da educação municipal, mas de forma voluntária", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo.

Além de Cristovam Buarque, outros nomes que integram a equipe de Alckmin são: o economista Persio Arida e o sociólogo Luiz Felipe D'Ávila, na área social. O presidenciável também quer formular um plano de governo especial para a região Nordeste, onde busca alcançar um maior eleitorado.

Publicidade
continue a leitura

Economia

Na área econômica são apresentados planos como as reformas tributária e da previdência O candidato também tem propostas que envolvem algumas privatizações.

Segurança

Publicidade
continue a leitura

Alckmin defende um maior investimento na área de segurança, com destaque na criação de uma Guarda Nacional. Ela teria como objetivo angariar jovens que terminaram o serviço militar obrigatório. Além disso ele defende uma integração maior através de uma Central de Inteligência.

Educação

Como dito anteriormente, o candidato quer investir no ensino básico através na federalização do ensino municipal. Além disso ele defende a reforma do Ensino Médio e tem como objetivo fazer o país subir no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e, consequentemente, elevar o PIB nacional.

Publicado em: 02/07/18 17h04