Como seria o Brasil se Bolsonaro ganhasse a eleição?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      28/06/18 às 18h28

O ano de 2018 será eternamente marcado no Brasil pela corrida presidencial. As eleições que acontecerão tendem a atrair a atenção de todos com a primeira disputa desde que foi aprovado o processo de impeachment e a ex-presidente Dilma Rousseff perdeu o seu cargo. O evento foi único, pois ela foi a segunda a perder o cargo no meio do mandato. O primeiro foi a ação movida contra Fernando Collor no ano de 1992. Com alguns pré-candidatos a comandar o país, a Fatos Desconhecido começa agora com a sequência de matérias chamada "Simplificando". Traremos para vocês, leitores, várias matérias e cada uma sobre um pré-candidato. Apresentaremos um pouco mais sobre sua vida e suas propostas de governo.

As informações são simples, diretas e baseadas nas afirmações dos mesmos. Buscamos mostrar tudo em vídeos e textos para que possamos, de fato, simplificar a compreensão de todos. Começaremos com Jair Bolsonaro. Quem é? De onde veio? Quais são suas propostas e como ele poderá contribuir para um avanço social, educacional, economicamente e etc. do Brasil? Confira conosco a seguir e compartilhe com seus amigos desde já.

Jair Bolsonaro

Jair Messias Bolsonaro nasceu em Campinas, São Paulo, no dia 21 de março de 1955. Ele foi militar da reserva brasileira e atualmente cumpre o seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados do Brasil. Foi eleito pelo PP (Partido Progressista) e em 2014 chegou a ser o candidato federal mais votado do estado do Rio de Janeiro. Sua campanha ganhou muita força nas redes sociais, isso o levou a ser considerado pelo instituto FSB o parlamentar mais influente nas redes sociais.

Bolsonaro defende um governo nacionalista e conservador, apoiando o período da ditadura militar no Brasil que aconteceu de 1964 a 1985. Ele se encaixa na política de direita e causa polêmica em algumas declarações. Além dele, seu irmão Renato Bolsonaro e seus três filhos também estão no meio político. Carlos Bolsonaro é vereador do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro atua como deputado estadual da capital carioca e Eduardo Bolsonaro é deputado federal de São Paulo pelo PSL.

Jair Bolsonaro começou sua carreira política em 1988 quando tornou-se vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão. Em 1990 elegeu-se deputado federal pelo mesmo partido. Venceu outros quatro mandatos posteriores de forma sucessiva. Viu sua carreira alavancando quando passou a ser conhecido por suas ideias nacionalistas, conservadoras e por suas criticas ao movimento comunista e à esquerda. Nas redes sociais, seus eleitores o defendem pelo posicionamento a favor da legalização da posse de armas e vários outros motivos.

Trouxemos um vídeo onde o pré-candidato apresenta algumas das suas propostas de governo. Confira conosco a seguir e comenta pra gente no final da matéria o que achou.

Propostas

No vídeo podemos ver algumas de suas principais propostas e quais serão suas lutas caso ganhe as eleições. Abaixo, ainda esclarecemos algumas de suas propostas acerca dos temas que até então estão sendo mais debatidos:

Reforma trabalhista: na Câmara dos Deputados, votou a favor da proposta. Durante suas entrevistas e algumas sabatinas, menciona que dessa forma os trabalhadores brasileiros podem escolher entre "ter menos empregos e mais direitos", ou o contrário.

Programas sociais: durante algum tempo Bolsonaro se mostrou fervoroso crítico do programa. Agora, defende sua manutenção "com uma auditoria".

Previdência social: afirma ser contra a proposta de reforma que foi apresentada pelo governo, pois é muito extensa. Caso seja eleito, cogita aplicar graduais mudanças nas aposentadorias, dando prioridade ao combate da "fábrica de marajás".

Privatizações: o pré-candidato pretende instaurar um programa de privatizações. No entanto, afirma que apenas em agosto divulgará as estatais envolvidas, que será quando lançará seu programa de governo. Ainda não tem uma posição definida em relação à Petrobrás.

Política econômica: Paulo Guedes, que é uma espécie de "guru" do pré-candidato para questões de economia, diz ser a favor da manutenção do chamado tripé macroeconômico. Também defende que haja simplificação tributária que nos leve a um único imposto federal.

Segurança pública: Bolsonaro propõe que o Estatuto do Desarmamento seja revisto. Como solução ao combate da criminalidade, ainda pretende que as leis penais sejam endurecidas, bem como o policiamento seja fortalecido.

Teto dos gastos públicos: o pré-candidato votou à favor da PEC que que congela gastos públicos por 20 anos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Deu pra ter uma ideia de como será o Brasil caso Bolsonaro seja o presidente? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+