• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como seria a vida humana se mudássemos para Marte?

POR Bruno Destéfano    EM Ciência e Tecnologia      23/04/19 às 16h52

Marte é um dos planetas mais explorados em nosso sistema solar, sendo o único a receber robôs da NASA com o objetivo de aprimorar a análise de campo. Várias descobertas ao longo dos anos sugerem que o planeta em questão pode ter tido vida em algum momento. Os robozinhos encontraram evidências concretas sobre as condições de diferentes regiões marcianas, que reforçam a ideia de que Marte foi um planeta quente, úmido e com atmosfera espessa. E se este planeta, repleto de estações, calotas polares, vulcões extintos, canyons, ainda fosse "habitável"? E mais (vamos explorar a hipótese), como seria a vida humana se mudássemos para Marte? Você acha que seria uma boa ideia?

Em 2014, o Curiosity Rover da NASA descobriu evidências de água e outras necessidades para a vida humana. No entanto, esses antigos oceanos forneceriam cerca de um por cento da água presente nos da Terra.

Navegando na hipótese

Bom, então vamos lá: como seria a vida humana se mudássemos para Marte? Mesmo se você saltasse para a espaçonave mais rápida já lançada da Terra, chegar lá levaria muito tempo (muito tempo mesmo). Para ser preciso: 40 dias a 9,5 meses, dependendo da posição dos planetas. E depois de todo esse tempo no espaço, você finalmente veria Marte seco e sem vida no horizonte. Mas você seria capaz de sobreviver lá?

Primeiramente, você teria que descobrir como produzir oxigênio para respirar. A atmosfera marciana é muito fina e tem 95% de dióxido de carbono. Você não seria capaz de apenas trazer todo o oxigênio que você precisa para sobreviver, mas você poderia extraí-lo do CO2 com máquinas como "MOXIE" da NASA. Não sei você, mas parece um pouco complexo. Na sua pele, não saberia nem por onde começar. Ainda bem que hipótese é do lado daí e não do lado de cá.

Alimentação

Voltando: isso não apenas forneceria a você e a outros colonos marcianos ar respirável, mas também lhe forneceria propelente de oxigênio líquido. Essa é a coisa que você precisa para levantar um foguete de Marte - no caso de você decidir voltar para a Terra. Ah, e outra coisa. Não há solo em Marte para cultivar alimentos e, por isso, você usaria hidroponia. Ou seja, cultivaria suas plantações em uma solução mineral e nutritiva, sem necessidade de solo.

Você teria que levar uma quantidade significativa de comida para o planeta. Até porque, sem água corrente na superfície, sua colônia só poderia cultivar cerca de 20% de alimentos que você precisa. Mas não espere carne fresca - toda a sua comida viria... seca. Hmmmm, que delícia.

É uma questão de sobrevivência e... logística

Junto com os outros colonos, você só poderia viver em prédios infláveis/pressurizados ou no subsolo. Como Marte não tem campo geomagnético global e, como sua atmosfera é finíssima, os níveis de radiação na órbita acima de Marte são 2,5 vezes maiores do que na Estação Espacial Internacional. Perigo! Se você quiser sair e voltar vivo, precisará de um traje espacial para compensar a pressão atmosférica quase ausente e bloquear a radiação.

Seu traje também vai mantê-lo aquecido, o que é importante porque as temperaturas em Marte são muito baixas. O inverno mais frio da Terra é o paraíso comparado ao inverno médio de Marte. As temperaturas seriam tão baixas quanto -55 ° C (-67 ° F). Estou com medo por você (e olha que é só uma hipótese). Seria ainda mais frio nos pólos, onde as temperaturas podem cair para um congelamento de -153 ° C (243 ° F).

Tempo, tempo, tempo, tempo...

Um dia em Marte dura apenas 40 minutos a mais que um dia na Terra. Um ano em Marte seria quase o dobro do tempo, no entanto. Se você vivesse no hemisfério norte, teria sete meses de primavera e seis meses de verão. Depois haveria um outono de cinco meses e outros quatro meses de inverno.

As temperaturas baixas não seriam os únicos problemas em relação ao clima. Elas, além de insuportáveis, também podem mudar drasticamente dentro de uma semana. Essas variações resultam em fortes tempestades de poeira. Eles não machucariam você, mas entupiriam todos os seus eletrônicos.

Lembre-se também que a gravidade em Marte é de cerca de um terço em comparação à da Terra. Você precisaria aprender a... andar novamente.

Está animado para a aventura? Te desejo toda a sorte do mundo. Mas, olha, conselho de amigo: a melhor aposta é esperar até que as primeiras colônias humanas cheguem lá para terraformar o planeta. Começar do zero, sem experiência antecedente, não parece ser o mais ideal dos cenários.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+