Ciência e Tecnologia

Confira como será a primeira foto de um buraco negro de verdade

0

Os buracos negros estão entre as coisas mais curiosas de todo o universo. Trata-se de coisas completamente invisíveis. A força gravitacional é tão imensa que nada escapa desses buracos, incluindo a radiação eletromagnética, como raios-X, infravermelho, luz e ondas de rádio. Essas poderiam permitir a detecção do objeto. Esse ponto sem retorno é conhecido como “horizonte de eventos”. Ele tem sido foco de observação do Telescópio Event Horizon (EHT) há vários anos. Há esperanças de que ele possa fazer a primeira fotografia de um buraco negro e isso tem instigado os cientistas há muito tempo.

No entanto, antes do telescópio, o astrofísico Jean-Pierre Liminet foi capaz de ilustrar como o horizonte desse evento poderia ser. Formado em matemática, o estudioso fez uma simulação computacional de um buraco negro. Foi utilizado para isso um computador IBM 7040 da década de 1960. “Na época, era um assunto muito exótico e a maioria dos astrônomos não acreditava em sua existência”, disse ele em uma entrevista. “Queria explorar a estranha física dos buracos negros e propor mecanismos específicos que poderiam ajudar a obter assinaturas indiretas de sua própria existência”.

Através dos dados do computador, Luminet utilizou caneta e nanquim em papel negativo para conseguir ilustrar o horizonte de eventos. A imagem distorcida mostra como um disco achatado de material caindo no buraco negro pareceria. Não pode ser plano, pois a gravidade intensa do buraco negro está dobrando a luz em torno dele. “O campo gravitacional curva tanto os raios de luz perto do buraco negro que a parte traseira do disco é ‘revelada’”, disse Luminet em um artigo. “A curvatura dos raios de luz também gera uma imagem secundária que nos permite ver o outro lado do disco de acreção, no lado oposto do buraco negro do observador”.

Simulação do Buraco Negro

O EHT tem se concentrado em registrar o Sagitário A, buraco negro supermassivo que fica no centro da Via Láctea. Possivelmente, seus dados retornem como alguns pixels borrados. Se isso não acontecer, astrônomos irão enviar mais telescópios para tentar fazer a fotografia com a melhor qualidade. Segundo o ScienceAlert, o buraco negro Sagitário A tem um disco de acreção, sugerindo assim que a simulação de Luminet possa estar perto da realidade.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e mergulhe em um oceano de curiosidades.

Conheça a aldeia abandonada na Turquia que vale 750 milhões de reais

Artigo anterior

7 sequências de filmes da Marvel que foram canceladas no último segundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido