Sem categoria

Confira a impressionante música “tocada” pelo cometa 67P

0

Nós já te mostramos que planetas e até o Sol podem cantar, então, por que seria diferente com o cometa 67P Churyumov-Gerasimenko, que tem em torno de 4 km de diâmetro e é formado basicamente por rocha e gelo? Depois de 10 anos de viagem, finalmente a unidade Rosetta conseguirá pousar em um cometa em movimento, algo inédito para a NASA e demais órgãos de pesquisa espacial e que deve acontecer amanhã.

Usando o Rosetta Plasma Consortium (RPC), um medidor de plasma que iria analisar o cometa em questão, vendo qual é sua relação com ventos solares, poeira estelar e a própria estrutura do corpo celeste. Entretanto, ao colocar a faixa de som entre 40 e 50 milihertz, os cientistas responsáveis pelo estudo descobriram um estranho padrão musical nos sons feitos pelo cometa. Ouça aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=8YkL6bMVXjY

Aparentemente, os sons são feitos pela oscilação do campo magnético do cometa, que foi ampliado 10 mil vezes para se tornar audível para nós. “Isso é excitante porque é completamente novo para nós”, explica Karl-Heinz Glabmeier, cientista alemão, que completa: “nós não esperávamos por isso e ainda estamos tentando entender a explicação física para o fenômeno”.



6 Invenções de guerra que fazem parte da sua vida

Artigo anterior

E se…Friends fosse gravado no Brasil?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido