• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Confira a impressionante música "tocada" pelo cometa 67P

POR Pietro Bottura    EM Sem categoria      12/11/14 às 19h38

Nós já te mostramos que planetas e até o Sol podem cantar, então, por que seria diferente com o cometa 67P Churyumov-Gerasimenko, que tem em torno de 4 km de diâmetro e é formado basicamente por rocha e gelo? Depois de 10 anos de viagem, finalmente a unidade Rosetta conseguirá pousar em um cometa em movimento, algo inédito para a NASA e demais órgãos de pesquisa espacial e que deve acontecer amanhã.

Usando o Rosetta Plasma Consortium (RPC), um medidor de plasma que iria analisar o cometa em questão, vendo qual é sua relação com ventos solares, poeira estelar e a própria estrutura do corpo celeste. Entretanto, ao colocar a faixa de som entre 40 e 50 milihertz, os cientistas responsáveis pelo estudo descobriram um estranho padrão musical nos sons feitos pelo cometa. Ouça aqui:

Aparentemente, os sons são feitos pela oscilação do campo magnético do cometa, que foi ampliado 10 mil vezes para se tornar audível para nós. "Isso é excitante porque é completamente novo para nós", explica Karl-Heinz Glabmeier, cientista alemão, que completa: "nós não esperávamos por isso e ainda estamos tentando entender a explicação física para o fenômeno".



Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+