• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a ansiedade noturna, doença que pode atrapalhar toda sua vida

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      20/02/19 às 18h34

Dormir pode ser considerado por muitas pessoas uma das melhores coisas da vida. O momento de relaxar é sagrado para muitos e existem aqueles que conseguem pegar no sono em qualquer lugar e ocasião sem maiores transtornos. Mas também sabemos que o excesso ou falta de sono na vida de alguém pode causar vários problemas. Agora imagine se você chega cansado depois de um dia inteiro de trabalho e quando vai deitar na cama para dormir, o sono não vem?

Se você é desses que fica sempre em estado de alerta e rolando de um lado para o outro na cama, talvez você esteja sofrendo com ansiedade noturna. Essa condição se caracteriza pela dificuldade de acalmar a mente por causa das preocupações do dia a dia.

Quando alguém não consegue administrar a ansiedade que sofre cotidianamente no momento em que está vivendo determinadas situações, tal ansiedade acaba se manifestando à noite, na hora que teoricamente a pessoa deveria estar dormindo e descansando para mais um dia de trabalho.

Dentre as experiências comuns de quem sofre de ansiedade noturna, está a preocupação, medo e nervosismo que aparecem logo na hora de dormir, fazendo com que a pessoa tenha dificuldades maiores para pegar no sono.

Outros fatores que também atrapalham o relaxamento do corpo e da mente é a antecipação de coisas ruins que podem vir a acontecer e a insegurança com o futuro. E como se fosse um ciclo vicioso, pois sem dormir a pessoa fica tensa, nervosa e a ansiedade impede que ela descanse como deveria.

Combate

A ansiedade noturna pode ser combatida com alguns truques simples, como ir para a cama somente no momento em que o sono realmente chegar, dar preferência para alimentos leves na hora de jantar, meditar e usar técnicas de respiração antes de se deitar.

Mais uma coisa importante é ter uma constância. Manter uma rotina de sono regular, com horários bastante específicos, e também dormir em um ambiente escuro, silencioso e que não tenha distrações, como por exemplo por parte de computador e celular. Esses aparelhos podem aumentar a ansiedade e atrapalhar o descanso por causa da iluminação causada por eles.
Se mesmo com essas técnicas a ansiedade continuar, é sempre recomendável a procura de um especialista, no caso um psicólogo ou psiquiatra, para que eles ajudem a resolver a situação se ela estiver mais grave.

Para dormir

O estresse e as preocupações do dia a dia são grandes vilões e podem diretamente afetar a qualidade de seu sono. Médicos e outros profissionais ligados à área da saúde sugerem a prática de exercícios regularmente e uma preparação prévia para auxiliar na hora de pegar no sono. No entanto, alguns exercícios na hora de dormir podem te ajudar a conseguir uma noite de sono mais satisfatória.

Alguns exercícios como colocar os pés na parede com um travesseiro debaixo da cintura por cerca de dois minutos podem te auxiliar em uma bela noite de repouso. Assim como se deitar de costas, juntar os pés estendendo os dedos para os lados e ficar com os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para cima. Se manter nessa posição por três minutos te ajudará a relaxar.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+