• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o "Olho da África" uma formação geológica no meio do Deserto do Saara

POR Gustavo Camargo    EM Natureza      29/03/18 às 18h51

É incrível ver que até em tempos modernos a natureza ainda consegue nos surpreender nos deixando com a boca aberta em várias situações. E por mais que você pense que o ser humano já conhece bem o planeta que mora, a natureza está aí para mostrar que ainda existem vários lugares extraordinários para serem explorados. Hoje, vamos fazer uma viagem até a África.

No meio não habitado do deserto do Saara, nos arredores de Ouadane, encontra-se uma sítio geológico de 30 milhas, conhecido como Estrutura Richat, e algumas vezes como "Olho da África". Por muito tempo ele serviu como um marco geográfico para os primeiros astronautas, quando passaram pelo Saara.

Origem do Olho da África

Mesmo que tenha se passado longos 50 anos desde a descoberta, a origem da estrutura de Richat ainda é um mistério. Muitos estudiosos acreditam que ela teria se formado pelo impacto de um meteorito, o que explicaria sua forma circular.

Apesar disso, a grande parte dos estudos afirma que provavelmente seria resultado de uma erupção vulcânica atípica, ocorrida há 100 milhões de anos. Olhando por cima, o centro parece ser formado por rochas dos períodos proterozoico e ordoviciano. O que torna o lugar bastante antigo.

Ponto de referência para astronautas

África

Até então, ninguém tinha dado conta que este lugar tem a forma de um olho, já que apenas é possível apreciar isso de uma grande altura, o que nos faz recordar as Linhas de Nazca. Isso foi descoberto no verão de 1965 por dois astronautas que estavam realizando uma missão espacial. É caracterizada por ter um diâmetro de 50 quilômetros e é formada por linhas em espiral. Tem indubitavelmente um tamanho descomunal. Por essa razão os astronautas utilizam o Olho de África como ponto de referência nas suas missões.

E aí, o que acharam da matéria? Gostaram de saber sobre o 'Olho da África? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Ab     MT  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+