• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o bibliomotocarro, veículo que viaja para levar livros para crianças

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      10/04/19 às 14h08

O acesso à educação deveria ser um direito de todos. A leitura é algo essencial na formação de crianças e jovens. Além de ser uma ótima forma de estimular a imaginação, através dos livros a criança desenvolve também a criatividade. Sem contar que é fundamental para criar um pensamento crítico e uma fonte inesgotável de conhecimento.

Estimular a leitura em crianças é muito importante para o seu desenvolvimento. Mas, infelizmente, sabemos que a educação ainda não chega a todos. Por diversos fatores, muitas crianças não têm acesso fácil a livros. Essa era a realidade de muitos moradores de aldeias no sul da Itália. No entanto, alguém teve uma ótima ideia para mudar isso. Um professor aposentado decidiu solucionar esse problema de uma forma incrivelmente criativa. Já que as crianças não podem ir até uma biblioteca, ele resolveu levar a biblioteca até elas, através do seu bibliomotocarro.

A biblioteca móvel

Antonio De Cava é um professor aposentado e um amante de literatura que vive no sul da Itália. Em 2003, ele ficou sabendo da situação das crianças nas aldeias locais. Inconformado que elas não tinham acesso a livros, ele resolveu criar o bibliomotocarro. Ele usou um veículo que tinha e o transformou em uma biblioteca móvel, com cerca de 700 livros. A ideia era viajar para oferecer livros gratuitos para os jovens.

E a sua ideia não poderia ser melhor. Quando o bibliomotocarro chega, ele é recebido com muitos sorrisos e entusiasmo por onde passa. No momento em que as crianças ouvem a música do bibliomotocarro, todas correm para vê-lo. A animação é a mesma que elas fazem quando o carro do sorvete passa.

A biblioteca móvel viaja mais de 500 quilômetros passando por todas as aldeias da região. Antonio não recebe nenhuma remuneração pela sua atitude. Ele faz isso por amor aos livros e por entender a importância do acesso aos livros pelas crianças e jovens.

Em uma entrevista ao Zooppa, ele expõe a sua preocupação quanto às crianças não terem contato com a literatura. "Eu sempre pensei que as crianças devem ter a oportunidade de aprender coisas interessantes em todos os lugares, não apenas enquanto estão na escola".

Leitura na infância

A leitura na infância é muito importante, sendo assim, é fundamental desenvolver o hábito de ler na rotina das crianças. A influência dos pais e também dos educadores é imprescindível para desenvolver o gosto por leitura dos pequenos.

O hábito de ler deve ser inserido no cotidiano da criança de forma natural, exatamente para ser uma tarefa prazerosa e não uma imposição. Toda criança gosta de ouvir histórias, quando estão iniciando o processo de alfabetização a leitura é algo novo e estimulante, é importante alimentar esse interesse na criança.

Na maioria das vezes, o primeiro contato com os livros é em casa, mas a escola também tem uma grande influência nesse quesito. O hábito da leitura em crianças desperta muitas novas habilidades, como a linguagem, a ampliação do vocabulário e a descoberta de um mundo imaginário.

E você, gosta de ler? Conta para a gente o que você achou dessa ideia e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+