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Conheça o plano de transformar ar poluído em combustível

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Você já parou para pensar o quanto seria incrível transformar CO2, o principal gás que contribui para o aquecimento global, em combustível? Bom, é exatamente isso que Oskar Meijerink, da empresa de combustível de aviação, SkyNRG, em parceria com proprietários de um aeroporto, estão planejando fazer.

Em suma, esta será a primeira produção comercial de combustível, para aviação do mundo, a partir de dióxido de carbono (CO2). Ao menos, em parte. Uma estação, para captura de CO2 no ar, erá construída no aeroporto. Um outro processo, chamado eletrólise, divide a água em hidrogênio e oxigênio.

O hidrogênio, extraído a partir deste processo, é misturado ao dióxido de carbono para formar gás de síntese, ou syngasTal mistura então é transformada em combustível de aviação. No projeto piloto, estima-se que sejam produzidos cerca de 1.000 litros de combustível de aviação, por dia. Além de ser alimentado por energia, produzida por painéis solares.

A equipe, por trás da empreitada, espera que a primeira remessa de combustível, a partir de CO2, seja produzida em 2021. De acordo com eles, o combustível, a partir dessa fonte, tem um impacto menor de CO2 ao meio ambiente, do que o combustível comum. “A beleza da captura direta de ar é que o CO2 é reutilizado de novo, e de novo, e de novo”, disse Louise Charles, da Climeworks.

Embora todos estejam muito entusiasmados com tal possibilidade, Meijerink admite que o processo de produção desse tipo de combustível ainda não é algo que fornece o fator competitividade no mercado. “O principal elemento é o custo. O combustível fóssil é relativamente barato. Capturar CO2 do ar ainda é uma tecnologia incipiente e cara”, comentou Meijerink.

Sustentável

Algumas empresas, como a Carbon Engineering, do Canadá, e a Global Thermostat, dos Estados Unidos, também estão trabalhando em alternativas semelhantes. Entretanto, ambientalistas parecem estar um pouco céticos quanto aos benefícios de se produzir esse tipo de combustível.

“Com certeza soa incrível. Parece uma solução para todos os nossos problemas. Mas não é”, disse Jorien de Lege, do Friends of the Earth. “Se você pensar bem, este projeto pode produzir mil litros por dia, com base em energia renovável. São cerca de cinco minutos de voo em um Boeing 747”.

Enquanto muitas empresas estão gastando e investindo seu tempo, para desenvolver tecnologias para a captura de CO2 do ar, uma alternativa mais simples e natural já se encontra disponível: o cultivo de plantas e o florestamento. Além do mais, já existem aviões utilizando combustíveis a partir de fontes renováveis, como a biomassa vegetal.

Uma outra dúvida, que assombra as pessoas, é se esse tipo de combustível tem a capacidade de substituir o combustível fóssil. De acordo com Joris Melkert, da Delft University of Technology, “sim, mas é muito difícil estabelecer um prazo. Vai depender muito da pressão social, mas não há objeções técnicas”, disse ele. “Basicamente, se você observar as maneiras de tornar o transporte mais sustentável, a aviação é a mais difícil de mudar”.

Viagens aéreas, atualmente, representam de 3% a 5% das emissões de CO2 do mundo. Porém, esses números não param de crescer. Além do mais, Melkert acredita que, apesar de os combustíveis poderem se tornar mais competitivos, isso pode encarecer as passagens aéreas. Isso se os custos ambientais foram inclusos nas tarifas.

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