• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o Ponto Nemo, o lugar mais inacessível da terra

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      20/03/18 às 08h28

Se você já teve vontade de se isolar de tudo e de todos, certamente o Ponto Nemo seria uma boa escolha para conseguir isso. Já ouviu falar sobre ele? É "apenas" o lugar mais inacessível de todo o Planeta Terra. Se você conseguisse chegar até lá, se encontraria no meio do Oceano Pacífico e certamente, não veria ninguém por perto.

Isso porque ele está localizado a cerca de 3 mil quilômetros de distância da Nova Zelândia. Distante também de outras ilhas que são consideradas extremamente isoladas, a exemplo das Ilhas Ducie (Pitcairn), Mahé (Antártida) e MotuNui (Ilha de Páscoa).

Acredite, encontrar um lugar tão afastado não foi tarefa fácil. Também chamado de Polo da Inacessibilidade do Pacífico, foi descoberto apenas no ano de 1992... Graças a toda a tecnologia que o engenheiro croata-canadense Hrvoje Lukatela tinha à sua disposição.

Ele foi capaz de incorporar a forma elipsoidal da Terra em um programa de cálculo de computador. Dessa forma, foi possível obter tamanha precisão para alcançar o ponto mais distante do planeta.

Curiosidades

Se você ainda está se perguntando os motivos para tal nome, vamos explicar. Esta foi uma homenagem ao capitão Nemo, personagem do romance "20 mil léguas submarinas", que tem Jules Verne como autor. Ainda vale mencionar que a palavra "nemo" significa "ninguém" em latim... Portanto, é um nome bastante apropriado para a ocasião. Caso você tenha curiosidade em localizar exatamente o Ponto Nemo, aqui vão as coordenadas: 123 º 23.6'W.

Outra questão capaz de deixar qualquer um de boca aberta, é que por mais que pareça impossível, os astronautas que as vezes orbitam pelo espaço, podem ser os seres humanos mais próximos do local. A Estação Espacial Internacional (EEI) que orbita o planeta, está entre 330 a 410 quilômetros de distância do ponto. Enquanto isso, o local habitado mais próximo, está a cerca de 2.700 quilômetros... Sim, os vizinhos mais próximos são os astronautas da EEI! Impressionante!

Mistérios

É claro que o lugar mais inacessível da Terra ainda seria cercado por mistérios. Algumas lendas existem sobre o local, sendo que uma das mais conhecidas tange o som Bloop, detectado no fundo do mar há anos, e que até então, não tinha nenhuma explicação plausível para isso.

O barulho produzido pelos sinais é realmente perturbador, e se parecem muito com os sons produzidos por alguma criatura marinha desconhecida. No vídeo acima é possível escutar os sons capturados pelos microfones de profundidade, posicionados em terras ditantes do Oceano Pacífico, no ano de 1997.

Mais tarde, a Administração Nacional e Atmosférica confirmou que o tal ruído não era nada mais do que o tremor de um gigantesco iceberg. No entanto, o imaginário popular vai muito além disso. Segundo os crentes de lendas urbanas, aquele pode ter sido o barulho emitido por Cthulhu, um monstro marinho com enormes tentáculos e que habita a cidade fictícia de R'lyeh, no universo criado pelo escritor H.P Lovecraft.

A grande questão é que o escritor é enxergado como visionário, uma vez que ele praticamente acertou as coordenadas do Ponto Nemo, quando descreve a localização de sua cidade imaginária. Seria mesmo apenas coincidência?

E então pessoal, o que acharam? Gostariam de fazer uma visita ao Ponto Nemo? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+