• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça a Papisa Joana, a suposta primeira mulher a se tornar papa

POR Mateus Graff    EM História      18/09/18 às 16h33

O papa é o Bbispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana. Até o que sabemos, os papas sempre foram homens, certo? Errado. Algumas lendas medievais dizem que a Igreja Católica já teve uma papisa e que ela se chamava Joana. Estamos falando isso porque um novo estudo com moedas antigas trouxe algumas teorias que podem ser verdadeiras.

As histórias populares dizem que um papa chamado Johannes Anglicus (ou João), que reinou no século 9, na verdade era Joana. Os relatos dizem que ela chegou a dar à luz durante uma procissão. Porém, existe um grande debate sobre se a papa Joana existiu ou não. Nós contamos mais detalhes dessa história para vocês.

A Papisa Joana

Existe o questionamento sobre a existência de Joana por causa da confusão na descrição das identidades dos papas naquela época. Uma cópia de "Liber Pontificalis" (livro de biografias de papas), por exemplo, não inclui o papa Bento III. Michael Habicht, arqueólogo da Universidade Flinders, na Austrália, era quem investigava enterros de papas em Roma.

Ele achou símbolos que mostram uma mulher e essa pode ser a prova de que realmente Joana pode ter existido. Em entrevista ao site Live Science, Habicht disse o seguinte: "No começo, eu também acreditava que a história era mera ficção, mas quando fiz uma pesquisa mais extensa, surgiu a possibilidade de que havia mais por trás disso".

As moedas

 

As deniers, como são conhecidas as moedas, foram usadas na Europa Ocidental durante a Idade Média. Elas foram cunhadas com o nome do imperador dos francos de um lado e do outro têm o monograma do papa. Habicht focou nas moedas anteriormente atribuídas ao papa João VIII, que reinou de 872 a 882.

Para ele, mesmo que algumas dessas moedas tenham o monograma do papa João VIII, as anteriores tinham um monograma diferente. Ele afirma que "o monograma que pode ser atribuído a João VIII tem diferenças na colocação de letras e no design geral".

Habicht diz que as outras moedas podem ter pertencido a papisa Joana. Ele também cita outras fontes históricas que sugerem que um papa João reinou entre 856 a 858. O cronista Conrad Botho disse que um papa Johannes coroou Luís II da Itália como Sacro Imperador Romano, em 856. Nesse tempo, o monograma era como uma assinatura de hoje e por isso provavelmente podemos ter uma assinatura da papisa Joana.

Se é verdade ou não, ainda não temos a certeza absoluta, mas vamos esperar os próximos episódios dessa história. E você, acha que a Igreja Católica realmente pode ter tido uma papisa ou tudo isso não passa de um grande engano? Não esqueça de deixar aqui a sua opinião.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+