Fatos Nerd

Conheça a surpreendente história de videogames famosos no Brasil

0

Nem o mais otimista dos empresários seria capaz de prever toda a revolução que um simples jogo, criado em 1962, causaria no mundo. Os jogos eletrônicos conquistaram tanto espaço no mercado que ele se tornou muito mais lucrativo que a própria indústria de Hollywood. Embora o atual cenário seja mais dominado pela Sony Computer Entertainment com o PlayStation e a Microsoft com o Xbox, a história dos videogames começa muito antes.

Na verdade, a trajetória dos consoles se difere bastante de acordo com a região. Por exemplo, enquanto o Nintendo já fazia sucesso em terras estrangeiras, os brasileiros precisavam se contentar com as opções oferecidas pelo mercado paralelo. O Meteoro Brasil, um canal do YouTube, fez uma série de reportagens especiais a respeito de três casos. Nos vídeos, o pessoal do canal fala sobre a história que o Nintendo, o Mega Drive e o PlayStation tiveram por aqui.

Experiência única

Em meados da década de 1980, a Nintendo reviveu a indústria dos games com seu console, conhecido como Nintendinho. No entanto, a empresa não se interessava pelo mercado nacional, algo que facilitou o comércio de produtos paralelos. Quando percebeu o quanto havia perdido por não investir no Brasil, precisou rever sua estratégia. Após fechar parceria com a Gradiente e a Estrela, a Nintendo enfim chegou no país, em 1993.

No especial dedicado à história da PlayStation no Brasil, o vídeo revela que a existência desse console só foi possível graças às bobeiras cometidas entre a Nintendo e a Sega. No começo da década de 1990, as duas empresas comandavam o mercado dos jogos eletrônicos. Na época, ambas tiveram a oportunidade de comprar parte da PlayStation, algo que, obviamente, não aconteceu. Ao invés de fechar negócio com a Sony, a Nintendo anunciou parceria com a Philips e o resto virou história.

A seguir, você pode acompanhar o especial Jogando no Brasil, sobre as três grandes marcas da indústria dos jogos eletrônicos.

1 – Nintendo

2 – Mega Drive

3 – Playstation

100 melhores filmes de terror de todos os tempos, segundo os maiores críticos

Artigo anterior

Cigarro vs álcool: qual faz mais mal para a saúde?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido