Curiosidades

Conheça tradições curiosas do dia 29 de fevereiro pelo mundo

0

Todos sabem que o ano tem 365 dias. No entanto, de quatro em quatro anos, é adicionado mais um dia no calendário. Esse ano é um desses, no qual o mês de fevereiro irá até o dia 29. Quando isso acontece é porque estamos no chamado ano bissexto.

Esse dia a mais no calendário foi incluído há mais de dois mil anos e ao redor do mundo a data é celebrada de várias formas diferentes, sendo cada comemoração de acordo com a cultura do local. Por exemplo, em determinados lugares o dia 29 é uma data de romantismo, já em outros, de festa, superstição e até humor. Veja algumas das celebrações que acontecem nessa data.

Tradições do dia 29 de fevereiro

Dia das mulheres pedirem os homens em casamento

UOL

Em todo 29 de fevereiro no condado de Kildare, a menos de 1 hora de Dublin, na Irlanda, as mulheres pedem os homens em casamento. Esse costume surgiu no século V e é acreditado que a tradição surgiu quando Santa Brígida de Kildare reclamou que as jovens que estavam solteiras tinham que esperar muito pelo pedido vindo dos homens.

Por conta disso, o dia 29 de fevereiro foi tido com o “Ladies Priviledge”, “Dia do Privilégio das Mulheres” traduzido, em que elas teriam a chance de se declarar e fazer o pedido para seus amados.

Essa prática acabou se espalhando pela Europa, mas é bem associada à Kildare.

Dia da maior festa de aniversário do mundo

Pode ser difícil encontrar pessoas que fazem aniversário no dia 29 de fevereiro, mas várias delas podem ser encontradas em Anthony, cidade perto da fronteira do Texas com o Novo México.

Esse lugar se autoproclama como “Capital Mundial do Ano Bissexto” e não é para menos. Isso porque a cada quatro anos as pessoas do mundo todo que nasceram na data podem celebrar seu aniversário no Leap Year Festival no Ernie Rascon Memorial Park.

A festividade dura dias e conta com desfiles, passeios de balão de ar quente, música ao vivo e comida.

Dia das meninas darem flores para os meninos

UOL

Por mais que esse seja um costume que já não faça mais sentido na atualidade, no sudoeste da Alemanha, no estado da Renânia-Palatinado, existe uma tradição antiga dos meninos colocarem uma bétula pequena decorada com fitas na porta da pessoa amada na véspera do Dia de Maio, que é a primeira segunda-feira do mês.

Contudo, a cada quatro anos as meninas também podem fazer o mesmo no dia 29 de fevereiro.

Dia de fazer macarrão com pé de porco para proteção dos idosos

UOL

Segundo uma crença antiga de Taiwan, os idosos têm um risco maior de morrer nos anos bissextos. Então, para que eles consigam escapar dessa fatalidade é costume que as filhas preparem macarrão com pé de porco para seus pais. Esse prato teoricamente traz sorte e boa saúde.

No prato, a massa deve ser servida inteira, com fios longos simbolizando a longevidade. Além disso, a tigela tem que ser virada antes de comer, representando uma virada total da sorte.

Dia de visitar um bar histórico

UOL

No dia 29 de fevereiro de 1928, Harry Craddock, um barman que trabalhou no célebre hotel cinco estrelas The Savoy, criou um coquetel que marcasse o dia a mais no ano do hotel. Ele é feito com gim, licor de laranja, vermute doce e um toque de suco de limão.

Esse drink acabou ficando bastante popular. Por conta disso, todo 29 de fevereiro, os turistas podem visitar o hotel e o American Bar, que é o bar de coquetéis mais antigo ainda funcionando no Reino Unido, e pedir o Leap Year Cocktail.

Dia de ler um jornal que é publicado a cada quatro anos

UOL

No dia 29, em Paris, é um costume ir até a banca para comprar o “La Bougie du Sapeur”. Ele é um jornal satírico que foi criado em 1980, mas que só é publicado a cada quatro anos.

Seu nome é uma homenagem a um personagem francês antigo dos quadrinhos que nasceu nesse dia. O jornal começou como uma brincadeira entre dois amigos, mas acabou virando um fenômeno cultural. Ao todo são impressas e distribuídas 200 mil cópias.

Fonte: UOL

Imagens: UOL, Instagram

Energia solar pode zerar sua conta de luz?

Artigo anterior

Esses remédios te colocam em risco ao volante. Saiba quais são

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido