Curiosidades

Ano bissexto: como surgiu e por que fevereiro tem 29 dias?

0

Todos sabem que o ano tem 365 dias. No entanto, de quatro em quatro anos, é adicionado mais um dia no calendário. Esse ano é um desses, no qual o mês de fevereiro irá até o dia 29. Quando isso acontece é porque estamos no chamado ano bissexto.

Mesmo que praticamente todo mundo saiba disso, muitas pessoas não fazem ideia do motivo pelo qual isso acontece. O motivo para isso acontecer é, na realidade, uma combinação entre matemática e história.

Isso porque o ano é o tempo que a Terra demora para dar uma volta inteira em volta do sol. E ao contrário do que muitos podem pensar, isso não acontece em exatos 365 dias. Na realidade, a conta aproximada é de 365 dias e seis horas.

São essas horas extras que se acumulam a cada quatro anos e juntas somam 24 horas. Ou seja, elas contabilizam mais um dia no ano, que é colocado como 29 de fevereiro. Então, os anos bissextos servem justamente para arredondar o calendário.

Se ele serve para fazer esse ajuste, o que aconteceria se essa data a mais não fosse colocada no calendário? Sem esse ajuste, com o passar dos anos, o calendário poderia ficar defasado. Por exemplo, o dia que marca o início da primavera poderia começar a não coincidir com o evento.

Surgimento do ano bissexto

UOL

Para saber como ele surgiu é preciso voltar à Roma antiga. Nessa época foi descoberto que o calendário não estava totalmente alinhado com o ano solar. Então, Júlio César pediu ajuda para o astrônomo alexandrino Sosígenes para que alguma alternativa fosse criada no calendário romano que conseguisse se adaptar mais à realidade e à rotação do planeta.

Com isso em mente, Sosígenes veio com a proposta de um calendário parecido com o dos egípcios, que tinha 365 dias com um a mais a cada quatro anos para que ele fosse alinhado com o ano solar.

Foi então que nasceu o calendário juliano. No entanto, esse sistema também tinha erros. Por conta disso ele foi sendo substituído de forma progressiva pelo calendário gregoriano a partir de 1582, que é o mesmo regente até hoje.

Como o calendário juliano precisava de um dia a mais a cada quatro anos, os romanos decidiram que esse dia seria colocado em fevereiro, que na época era o último mês do ano.

Com relação ao nome, bissexto vem do latim “ante diem bis sextum Kalendas Martias”, que significa “o sexto dia antes das Calendas de Março”, no caso, o dia 24 de fevereiro. Como essa frase era bastante longa, ela acabou sendo resumida para “bis sextus”, que em português virou bissexto.

Depois de anos, o papa Gregório 13 decidiu aperfeiçoar o calendário com uma bula papal. Dentre as mudanças, foi que o dia a mais no ano bissexto seria o 29 de fevereiro e não o 24 que tinha sido definido pelo calendário juliano.

Calculando

Como os anos bissextos são divisíveis por quatro, quando divididos, os resultados têm que ser números inteiros e sem casas decimais. Com relação aos anos centenários, o ano só será bissexto quando for divisível por 400.

Por conta disso, mesmo que o ano termine em 00 e não for divisível por 400, como por exemplo, 2100 e 2200, eles não irão ser bissextos.

Fonte: UOL

Imagens: UOL

Agora é oficial! Todos os ex-exclusivos de Xbox que chegarão para PS5, PS4 e Switch

Artigo anterior

Quanto café por dia é muito café? Especialistas apontam o limite

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido