Entretenimento

Curiosidades sobre o surgimento do Super Mario

mario
0

Em 1980, após uma tentativa sem sucesso da Nintendo ao fazer um jogo baseado no desenho Popeye, a empresa solicitou a Shigeru Miyamoto que projetasse um novo jogo baseado em suas próprias ideias. Miyamoto, que é considerado o pai do Mario, criou então o Donkey Kong.

No jogo, o nome de Mario era Jumpman. Entretanto, algumas pessoas começaram a ver várias semelhanças entre o personagem e um funcionário da Nintendo, cujo nome era Mario Segali. Foi aí que decidiram batizar o Jumpman de Mario. Esse nome já começou a ser usado no jogo de sequência do gorila – Donkey Kong Jr.

Para ser visto como ser humano, colocaram em Mario um enorme bigode. Mas o motivo do bigode não era só esse. Miyamoto colocou o apetrecho no personagem para esconder a boca que ele não tinha. Outros detalhes do personagem também escondem segredos, como a famosa boina. Inicialmente, o acessório foi atribuído a Mario porque os gráficos em 8-bit não permitiam que ele tivesse um cabelo bem-feito. Apesar disso, atualmente a boina é um dos maiores ícones dos videogames.

Originalmente, Mario era carpinteiro. No entanto, como os canos de tubulação nos quais ele entrava no jogo ficaram famosos, Mario passou a ser considerado encanador. Além disso, as vestimentas do Mario, que consistiam em macacão, chapéu e um bigode grosso, foram mais um ponto para que Shigeru Miyamoto achasse que ele devesse ser um encanador ao invés de um carpinteiro.

Outro ponto é que o cenário do jogo foi embasado na cidade de Nova York, devido à rede subterrânea de tubulações de esgotos presente na cidade. Tudo contribuiu, então, para que Mario se tornasse encanador. Uma curiosidade do jogo é que as tubulações foram usadas de forma a permitir que os inimigos entrassem e saíssem delas, evitando assim que vários inimigos se amontoassem.

Após o tremendo sucesso do jogo, o personagem foi ainda mais trabalhado. Criaram Luigi, seu irmão e, além disso, montaram uma história mais elaborada, com objetivos e vilões bem definidos, além de incrementar os poderes e os amigos de Mario.

Jovem Pan

A dinâmica dos jogos

A mecânica dos personagens ao longo dos jogos envolve apenas correr e pular. Cada fase consiste em um conjunto de plataformas com canos em cada canto da tela. As fases contêm somente uma tela fixa, ou seja, os inimigos e o jogador, que caso passem pelo limite de um lado, reaparecem do outro.

O jogador ganha pontos por derrotar vários inimigos em sequência, e pode participar numa rodada-bônus para obter uma pontuação ainda maior. Inimigos são derrotados quando o Mario chuta-os depois que eles são golpeados e ficam de costas para o chão temporariamente. Se o jogador não eliminar o inimigo enquanto ele se encontra vulnerável, este volta a ficar ativo, mudando de cor e ganhando velocidade.

Cada fase tem um certo número de inimigos, com um inimigo final que imediatamente muda de cor e aumenta de velocidade. Acertar um inimigo virado para baixo novamente o faz recuperar a atividade, mas não o faz ficar mais rápido, e nem mudar de cor. Enquanto o jogo progride, surgem elementos que aumentam a dificuldade, como bolas de fogo que se chocam pela tela ou percorrem-na de um lado para o outro.

O encanador é, sem dúvida, o principal ícone da Nintendo e talvez seja também o principal dos jogos eletrônicos. A série Mario já possui mais de 500 milhões de cópias vendidas, e os seus jogos vão desde o modesto Super Nintendo até o moderno Wii, ambos da Nintendo.

A história do Cristo Redentor

Previous article

Não fazer isso levou 53% dos casais ao divórcio

Next article

Comments

Comments are closed.