Deixar o smartphone sempre carregando vicia a bateria?

POR A redação    EM Curiosidades      07/07/14 às 21h05

Essa história é velha e ainda gera dúvida na cabeça de muita gente. Afinal, não esperar o aparelho terminar de carregar por completo antes de retirar da tomada ou carrega-lo antes da bateria acabar faz mal para a bateria?

As baterias que hoje são utilizadas em smartphones e outros eletrônicos são as de íons de lítio (Li-Ion), se você retirar a sua agora provavelmente vai encontrar isso escrito nela. Elas não guardam o que ficou conhecido antes como memória de carregamento. Em outras palavras, elas não viciam. Por isso não há necessidade de dar uma carga de mais de 24 horas na primeira vez em que vamos carrega-la, como era nos celulares antigos, nem esperar que o smartphone descarregue completamente para efetuar uma nova carga; da mesma forma, não há perigo de deixa-lá "mal acostumada" caso você retire-a da tomada antes do tempo.

Isso não significa, porém, que as baterias permanecem como novas após algum tempo de uso. Na maioria dos casos, elas têm uma vida útil estimada em cerca de três anos, já que vão perdendo sua capacidade ao longo do tempo. Com isso, temos a impressão que nossos aparelhos não são mais "os mesmos".

A maioria dos aparelhos produzidos recentemente utilizam bateria Li-Ion, mas é sempre aconselhável você verificar se a dos seus dispositivos realmente é deste modelo, para evitar uma perda desnecessária.

De onde veio o mito?

Quando os celulares se popularizaram, circulava a informação de que as baterias viciavam. Se você as carregasse antes de finalizar a carga anterior, a seguinte duraria menos tempo e assim por diante.
Os primeiros celulares possuíam baterias de níquel, que requeriam que a carga se esvaísse por completo antes de fazer uma nova recarga. Caso contrário, eram afetadas pelo efeito memória. Por isso, os aparelhos antigos acabavam necessitando de novas baterias frequentemente se o dono não quisesse andar com o carregador na bolsa.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+