Curiosidades

Depois de 960 tentativas e um fortuna gasta, idosa consegue carteira de motorista

0

A carteira de habilitação (CNH) é um documento que dá a liberdade de dirigir para qualquer lugar, sem se preocupar com a fiscalização, desde que não esteja infringindo qualquer lei. Contudo, até conseguir tirar a CNH, aqui no Brasil, é preciso passar por um processo. E isso também é visto em outros países do mundo.

Para muitas pessoas, todo o processo até conseguir a tão sonhada carteira de habilitação pode ser fácil. No entanto, existem aquelas pessoas que enfrentam dificuldades, mas mesmo assim não desistem. Esse é o caso dessa sul-coreana que conseguiu o documento depois de tentar 960 vezes e ter gastado mais de 70 mil reais com todos os testes.

Carteira de motorista

UOL

A mulher em questão é Cha Sa-soon, de 69 anos. A primeira vez que ela fez a prova teórica foi em abril de 2005. Ela foi reprovada, mas continuou tentando fazer a prova todos os dias da semana durante três anos. Apenas nessa parte, de acordo com o jornal The Mirror, a mulher fez 780 testes.

Depois disso, Cha Sa-soon começou a fazer a prova somente duas vezes por semana. Até que ela finalmente foi aprovada e passou para a fase da prova prática. Na prática, a mulher precisou de menos tentativas até passar. Ela fez a prova 10 vezes.

Somando tudo, Cha Sa-soon teve que fazer 960 testes para conseguir sua tão sonhada carteira de habilitação.

Claro que com toda essa persistência é natural que todos se perguntem o motivo de Cha Sa-soon nunca ter desistido. O motivo é que ela precisava da carteira para pôr em prática o seu negócio de venda de vegetais.

O caso dela repercutiu muito na Coreia do Sul, não só pelo tanto de vezes que ela tentou, mas também pela fortuna que ela gastou até conseguir o documento. De acordo com o instrutor de direção da Jeonbuk Driving School, quando ele viu que Cha Sa-soon finalmente tinha sido aprovada, ele ficou aliviado.

“Quando ela finalmente conseguiu sua licença, todos nós saímos torcendo e a abraçando, dando-lhe flores. Parecia um fardo enorme caindo de nossas costas. Não tivemos coragem de dizer a ela para desistir porque ela continuava falhando”, disse ele.

Várias vezes

G1

Assim com Cha Sa-soon, um brasileiro também tinha o sonho de conseguir sua carteira de habilitação e não desistiu até ter o documento. O mecânico de manutenção de máquinas Cleomar Pereira, de 47 anos, foi a verdadeira personificação do ditado que diz que “brasileiro não desiste nunca”.

O mecânico tentou por 15 anos tirar sua CNH de carro e, depois de todo esse tempo, Cleomar finalmente conseguiu o tão sonhado documento. E como muitas pessoas, ele fez uma promessa caso a graça fosse alcançada. Então, quando finalmente conseguiu passar no exame, ele raspou a cabeça.

Embora o homem não se lembre quantos testes ele fez nesses 15 anos de tentativa de conseguir sua carteira de motorista. Ele sabe que foram muitos. Segundo ele, sempre que sobrava dinheiro ele pagava o reteste da prova, mas o resultado nunca era o esperado.

Com o passar do tempo, o mecânico resolveu fazer a promessa de raspar o cabelo quando conseguisse ser aprovado. E finalmente, em outubro de 2022, a boa notícia veio depois de ele tentar mais uma vez passar na prova para ter sua CNH.

Quando Cleomar viu que tinha finalmente passado na prova, ele não se aguentou de alegria e quis pagar sua promessa ali mesmo no local da prova em Goiânia. Então, o homem sentou no meio fio e começou a raspar sua cabeça com uma máquina. O momento foi gravado por Dilaila Stepane, sua instrutora que teve um papel importantíssimo na aprovação do mecânico e o ajudou a conter seu nervosismo em todo o processo.

Segundo Cleomar, ele ficou eufórico com o resultado positivo porque é um sonho ter a CNH e ele conseguiu realizá-lo, e logo contou para sua esposa. “Quando eu passei foi uma sensação maravilhosa. Ela também ficou muito feliz quando contei, porque sempre acreditou que eu era capaz”, disse.

Assim como Cha Sa-soon, Cleomar não desistiu do documento por razões profissionais. Ele tinha CNH para pilotar moto, mas agora seu documento mudou de categoria e vale para carros. E a falta desse tipo de habilitação já o fez perder alguns empregos.

Fonte: UOL, G1

Imagens: UOL, G1

Pai fica devastado após esposa o proibir de assistir o parto

Artigo anterior

Apple é condenada e deverá fornecer carregador para iPhone no Brasil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido