Fatos Nerd

Diferenças entre o Thor da mitologia nórdica e o da Marvel

0

A maioria das pessoas sabe que Thor Odinson, o Deus do Trovão dos quadrinhos e filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), é baseado na história nórdica. No entanto, apesar de se inspirar em elementos antigos, o herói do cinema possui uma trajetória própria, que mistura a mitologia tradicional e a ficção.

No cinema, Thor é vivido pelo ator Chris Hemsworth. Os filmes do herói costumam misturar fantasia medieval e ficção científica, mostrando uma nova versão da história do Deus do Trovão.

Veja abaixo algumas diferenças entre o Thor da mitologia nórdica e o da Marvel, segundo Claudio Yuge, do site Canaltech.

O próprio Thor

Foto: Reprodução

O Thor da mitologia clássica não fala inglês e tem cabelos ruivos. Além disso, ele precisa de luvas mágicas para que o Mjolnir volte para suas mãos e costuma usar um cinto quando vai martelar com potência máxima.

Já o martelo é bem menor que o apresentado no cinema, parecendo mais um martelinho de ouro para conserto de carros. Outra diferença é que o Deus do Trovão antigo não pode voar, por isso, utiliza a carona de seus bodes Toothgnasher e Toothgrinder. Vale acrescentar que o grande amor de Thor é Sif.

Enquanto isso, na Marvel, Odinson é loiro, costuma falar inglês e o Mjolnir o permite voar e invocar trovões e relâmpagos. No arco dos Supremos, Thor chegou a usar um cinto, uma referência à versão clássica, e quando estava “indigno” do seu martelo, Odinson usou Toothgnasher para se locomover. Além disso, nas histórias em quadrinhos o seu par amoroso é Jane Foster, que já assumiu o posto de Deusa do Trovão.

Lembrando que as histórias do Thor também já exploraram uma versão clássica do deus nórdico. Em Red Norvell, um personagem se assemelhava mais com os contos antigos.

Loki

Foto: Reprodução

Na mitologia clássica, o irmão de Thor, Loki, era mais descrito como um “deus da travessura” do que exatamente como um vilão. Por causa do temperamento imprevisível, ele estava sempre envolvido em confusões, seja pregando peças ou insultando os conhecidos.

Na mitologia clássica Loki foi o criador de seres e monstros. Entre eles estão Hela, a deusa da morte, o dragão Jörmungandr, e o cavalo de oito patas de Odin, Sleipnir.

Foto: Reprodução

Já na Marvel, Loki (Tom Hiddleston) aparece como o meio-irmão de Odinson que apronta confusões para tentar “se vingar” da atenção que Thor sempre teria recebido a mais de seu pai adotivo, Odin. Nos quadrinhos, a história se desconecta ainda mais da mitologia quando Odin adota Loki e o antagonista, aos poucos, vai mudando.

Já no MCU, Loki foi deixando de ser vilão e se tornando um anti-herói, e, em algumas ocasiões, herói. Por exemplo, em sua série no Disney+, o personagem está mais próximo de ser um herói, o que se distancia de sua versão mitológica.

Lady Sif

Foto: Reprodução

Como citado anteriormente, na mitologia, o par romântico de Thor é a Lady Sif. Na versão antiga, ela é apresentada como alguém que dá apoio aos protagonistas masculinos e se dedica à criação da vida. Apresentada como a deusa da colheita, Sif não se envolve muito nos combates.

Foto: Reprodução

No entanto, a Marvel apresenta Sif como alguém do campo de batalha e que possui grandes habilidades de combate. Nas HQs e no MCU, a personagem nunca esteve ligada à imagem de servir e vem ganhando personalidade, ao ponto de se tornar uma guerreira importante em Asgard. 

Odin: o pai do Thor

Foto: Reprodução

Na mitologia nórdica, o pai de Thor, Odin, é um deus da guerra que não liga muito para a justiça, paz ou leis. Ele gosta de lutas e é muito mais temido que amado. Nos contos, ele possui um temperamento inconstante e alguns níveis de crueldade.

Foto: Divulgação

A versão inicial da Marvel é mais bondosa, mas aos poucos o MCU revela sobre o passado de Odin como guerreiro, inclusive no lugar de Thor nos Vingadores Ancestrais. Além disso, muitas das suas decisões questionáveis estão aparecendo em sagas que exploram as consequências de atos passados. Como exemplo, pode ser citado o arco de “A Essência do Medo”.

Outra diferença é que no conto original ele adquire magia com a perda de um olho, mas no MCU isso se torna a Odinforce, que é passada ao atual dono do trono de Asgard como uma fonte de energia.

Criações próprias do Thor da Marvel

Foto: Reprodução

Diversos personagens ao redor de Thor não vieram exatamente da mitologia nórdica. Entre os heróis criados pela Marvel Comics estão Fandral, Hogun e Volstagg, trio que é apelidado como “os três mosqueteiros” de Thor.

Em relação aos vilões, são criações da Marvel a poderosa feiticeira Encantor, o executor Skurge, o elfo sombrio Malekith e o Destruidor, arma asgardiana criada com a energia dos Celestiais e o metal mágico Uru, o mesmo usado no Mjolnir.

Fonte: Canaltech

Criança de 9 anos sobrevive depois de ser atacada por puma nos EUA

Artigo anterior

Fatos sobre a história do mês do orgulho

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido