Entretenimento

Dor abdominal por segurar pum não é uma coisa rara

0

Quem nunca passou pela situação de estar querendo soltar um pum mas a circunstância não permitia e você acabou tendo que segurá-lo? Todos nós já passamos ou vamos passar por esse desagradável momento, e todos nós sabemos o desconforto que é ter que segurar um pum.

O pior, ou melhor de tudo, é que todas as pessoas parecem passar por isso. Como vimos recentemente quando a cantora Pocah usou seu Twitter para contar que, na segunda-feira, ela acordou com uma dor “surreal” em sua barriga. A dor era tanta que ela precisou de atendimento médico.

De acordo com Pocah, o diagnóstico que os médicos a deram foi de que a dor era resultado da retenção de flatulências, ou como a própria explicou, “peido preso”. Com esse caso da cantora dito, alguns médicos disseram que essa condição não é uma coisa rara, e ela pode ser resolvida com alguns cuidados clínicos.

Caso

“Não é muito raro não, mas pouco divulgado sim. Realmente isto pode acontecer, ou seja, os gases intestinais que precisam ser eliminados podem, por vários fatores, ficarem retidos, causando dor e distensão abdominal até serem eliminados”, disse o gastroenterologista Flávio Quilici.

“Se você tiver uma quantidade aumentada de gás dentro do abdômen, isso vai provocar uma distensão do intestino e normalmente o que provoca cólica é realmente a distensão das alças intestinais”, explicou o gastroenterologista Ricardo Barbuti.

No entanto, conforme aponta Flávio, é comum também existirem situações que não são propriamente relacionadas com a tentativa de segurar um pum, como foi o caso de Pocah.

“O que obstrui a passagem é um espasmo na região do cólon chamada de sigmoide. Pode ocorrer por fatores como ansiedade, tensão, e etc. Geralmente a evolução é boa, resolvendo com cuidados clínicos”, pontuou ele.

O princípio que levou Pocah a sentir a dor foi o mesmo que levou o presidente Jair Bolsonaro a ser internado, ou seja, uma obstrução intestinal. Contudo, os motivos causadores da expansão das alças intestinais são diferentes em cada um dos casos.

“Meninas não tenham vergonha de peidar na frente do boy porque vergonha mesmo é não deixar o boy dormir sentindo dor, ir pro hospital com o boy e o laudo ser: PEIDO PRESO”, escreveu Pocah como um alerta para suas seguidoras.

Gases

G1

Por mais que muitas pessoas evitem falar sobre o assunto, soltar gases intestinais é um processo fisiológico natural dos seres humanos. De acordo com especialistas, um adulto saudável solta, em média, aproximadamente 1,5 litro de gases diariamente. A maior parte deles é solta durante o sono.

“A maior parte dos gases que a gente produz não tem cheiro porque são produzidos por nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, metano e gás carbônico, e esses gases não produzem mau cheiro”, explicou a nutricionista Adriana Lauffer.

Prender o pum

Grupo SH Brasil

Por mais que o pum seja uma coisa natural, ele não é bem visto na sociedade. Ele pode ser causado por várias coisas, como por exemplo, engolir ar, ou quando o ácido do estômago se mistura com o bicarbonato do intestino delgado, ou ainda por bactérias que ficam no intestino grosso.

Tentar segurar um pum faz com que a pressão aumente e o gás intestinal se acumule, podendo provocar uma distensão abdominal, além de ter um gás reabsorvido na circulação, que será exalado em sua respiração. Se segurá-lo por muito tempo, o pum acabará escapando de uma forma incontrolável.

A solução é o que todos nós já sabemos. Segurar o pum pode ser prejudicial. Então, se possível, sempre que você tiver com vontade ou sentindo que está prestes a soltar um pum, vá para um lugar afastado e o solte, pois será melhor para seu organismo.

Fonte: G1

Imagens: Twitter, G1, Grupo SH Brasil

Múmia mais antiga do mundo pode não ser do Egito

Artigo anterior

Essa mulher recebeu cachaça ao invés de água em hospital

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido