Curiosidades

Por esses motivos, você jamais deve segurar o pum

0

Existem diversas coisas que não gostamos de fazer, mas ainda assim, fazemos de forma automática. O nosso corpo é a prova viva de que não estamos no controle de tudo nesse mundo. O simples ato de respirar, por exemplo, é algo natural e involuntário. Ou seja, fazemos sem perceber. Existem ainda as necessidades do nosso corpo, como a de beber água, urinar, defecar e um dos mais odiados: soltar pum. Uma pessoa solta, em média, 15 puns por dia. Em alguns casos mais elevados, esse número pode chegar a 40! A flatulência é causada pelo ar retido e pelos gases que o nosso corpo acumula.

Trata-se de um processo totalmente normal e que todos fazem. No entanto, às vezes, pode ser barulhento e embaraçoso. Por esse motivo, a maioria das pessoas faz de tudo para segurar. Mas, fazer isso pode não ser uma boa ideia. Muito pelo contrário, inclusive. Segurar o pum pode ser algo extremamente ruim para o nosso corpo. E foi pensando um pouco sobre isso, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns motivos pelos quais devemos parar de segurar o pum. Confira conosco a seguir e surpreenda-se. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, vamos lá.

Motivos pelos quais devemos parar de segurar o pum

1 – O corpo pode absorvê-lo

Que prender os gases é algo ruim, nós já sabemos. Isso porque, quando fazemos isso, o organismo acaba ficando sem opção a não ser absorvê-los. Desta forma, os gases entram novamente em circulação e ainda podem escapar pela respiração ou em forma de arroto. É extremamente constrangedor imaginar a hipótese de ficar com um mau hálito desses, não é mesmo?

2 – Segurar o pum causa dor e azia

Não é somente constrangimento que podemos sofrer ao segurar o pum. Quando contraímos os músculos para evitar que os gases saiam, há um grande aumento da pressão interna corporal. Isso pode nos causar dores, indigestão e azia. Quando fazemos isso com frequência, os danos podem ser ainda maiores, pois pode provocar inchaço no trato digestivo.

3 – Afeta a saúde do cólon

Quando soltamos os gases acumulados, estamos eliminando a pressão do corpo. Fazer isso é algo bastante benéfico para o cólon e, quando seguramos, podemos provocar irritação e ainda causar hemorroidas.

4 – Você pode se sentir inchado o tempo todo

Muito discutimos sobre deixar os gases, se isso faz com que realmente fiquemos inchados ou não. Descobriu-se que mantê-lo preso no corpo, de forma voluntária, traz uma sensação de incômodo e a impressão de inchaço.

5 – Pode causar problemas mais graves

É totalmente normal e saudável soltar pum. O padrão e o cheiro podem, na verdade, apontar complicações de saúde, como intolerâncias alimentares e problemas digestivos. Os extremamente fétidos podem indicar o grande teor de enxofre no corpo. Se você sentir dor ou algo diferente na hora de soltá-los, é recomendado procurar ajuda médica.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Esse projeto transforma pessoas naquilo que sempre quiseram ser, mas não tinham coragem

Matéria anterior

A saga por um crush em aplicativos de relacionamento

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar