Curiosidades

É assim que os cromossomos realmente se parecem

0

Os cromossomos são longas sequências de DNA, cercados por diversos genes e outras sequências de nucleótidos, que possuem específicas funções. Localizados no núcleo da célula, os seres humanos possuem 23 pares deles, totalizando em 46.

O ensino médio passou para quase todos nós e, quem foi um bom aluno, ainda se lembra de muitas coisas aprendidas nesse tempo. Biologia é uma das matérias preferidas de muitas pessoas e elas costumam levar os ensinamentos da disciplina para a vida. E é justamente nas aulas de biologia, que nós conhecemos a imagem de como um cromossomo deve se parecer. E se você se lembra da forma deve recordar que é parecido com um “X” alto e estreito.

Mas segundo os cientistas, infelizmente, existe um pequeno problema com esse símbolo que todos nós aprendemos. Pelo menos, no quesito precisão de representação. “90% do tempo, os cromossomos não existem assim”, disse o médico-cientista Jun-Han Su, ex-integrante da Universidade de Harvard.

Em um estudo publicado esse ano, Su e seu time bolaram uma nova forma de imaginar a organização 3D da cromatina nas células humanas. Com isso, eles nos deram uma nova compreensão, inclusive, muito mais meticulosa da química dos cromossomos. Muito mais do que o antigo X poderia.

“É muito importante determinar a organização 3D para entender os mecanismos moleculares subjacentes à organização e também entender como esta organização regula a função do genoma”, disse o pesquisador sênior Xiaowei Zhuang.

Representação

Os pesquisadores usaram um novo sistema de imagem 3D de alta resolução e conseguiram visualizar os cromossomos de perto de uma maneira nunca vista antes. E conseguiram até ver aspectos da atividade de transcrição.

Com essa nova representação, com certeza as aulas de biologia não serão as mesmas. Agora, a equipa está compartilhando seus dados online para que outros pesquisadores consigam levar a análise que eles fizeram mais longe. Além também de fazer com que se possa explorar essa parte quase invisível de nós mesmos de uma forma ainda maior no futuro.

“Prevemos uma ampla aplicação desta tecnologia de imagem de alto rendimento, multi-escala e multimodal, que fornece uma visão integrada da organização da cromatina em seu contexto estrutural e funcional nativo”, explicou a equipe.

O dia que George Clooney reuniu 14 amigos e deu 1 milhão de dólares para cada

Matéria anterior

Veja a semelhança de 10 atores de The Crown com os membros da realeza

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos