• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

É por isso que você nunca deve comer a parte limpa do pão mofado

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      24/09/18 às 15h47

Pão geralmente é feito com farinha de trigo ou algum outro cereal, além de água e sal. Essa é a receita básica do pão na qual podem ser acrescentadas várias outras coisas. Essa descoberta feita no Egito tem cerca de 6 mil anos e até hoje conquista o coração e o estômago das pessoas.

Há quem não dispense um pãozinho de manhã no café da manhã ou no lanche da tarde. Seja ele francês, de fôrma, integral, baguete. Enfim, o pão está presente praticamente em todas as casas. Mas às vezes, por alguma questão, ele acaba mofando.

Quando isso acontece é comum ouvirmos o conselho para tirar a parte mofada e comer o resto que está bom ainda. Mas será que realmente isso acontece? Do mofo ficar só em uma parte do pão quando ele aparece? E se comermos a parte limpa será como comer comida vencida?

Mofo

A Tech Insider fez um vídeo mostrando exatamente isso. O costume realmente é tirar a parte que não apresenta mofo e comê-la, mas não devemos fazer isso porque não existe "parte limpa" quando o pão apresenta mofo.

O mofo é um tipo de fungo, que assim como os cogumelos, são fungos filamentosos e apresentam várias raízes. Essas raízes são chamadas de hifas e vão se espalhando embaixo da superfície visível. Isso que dizer que o pão quando apresenta o mofo está todo cheio dele, mesmo nas partes que aparentemente não foram alcançadas.

Riscos

Se o pão em questão for um pão de fôrma o risco é ainda maior. Tudo porque como as fatias estão armazenadas no mesmo recipiente, o mofo é liberado através de esporos no ar e isso faz com que seu pão esteja com grandes chances de estar todo infectado. É uma certeza que você perdeu por inteiro aquele seu alimento.

Alguns tipos de fungos podem ser benéficos para os humanos como aqueles que são usados na produção de queijos como o gorgonzola, e os que são usados para fabricar medicamentos, como a penicilina. Mas comer mofo é sempre uma aposta de risco. O Rhizopus stolonifer, que é o que geralmente cresce no pão, pode causar infecções no ser humano.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+