Curiosidades

É por isso que você nunca deve comer a parte limpa do pão mofado

0

Pão geralmente é feito com farinha de trigo ou algum outro cereal, além de água e sal. Essa é a receita básica do pão na qual podem ser acrescentadas várias outras coisas. Essa descoberta feita no Egito tem cerca de 6 mil anos e até hoje conquista o coração e o estômago das pessoas.

Há quem não dispense um pãozinho de manhã no café da manhã ou no lanche da tarde. Seja ele francês, de fôrma, integral, baguete. Enfim, o pão está presente praticamente em todas as casas. Mas às vezes, por alguma questão, ele acaba mofando.

Quando isso acontece é comum ouvirmos o conselho para tirar a parte mofada e comer o resto que está bom ainda. Mas será que realmente isso acontece? Do mofo ficar só em uma parte do pão quando ele aparece? E se comermos a parte limpa será como comer comida vencida?

Mofo

A Tech Insider fez um vídeo mostrando exatamente isso. O costume realmente é tirar a parte que não apresenta mofo e comê-la, mas não devemos fazer isso porque não existe “parte limpa” quando o pão apresenta mofo.

O mofo é um tipo de fungo, que assim como os cogumelos, são fungos filamentosos e apresentam várias raízes. Essas raízes são chamadas de hifas e vão se espalhando embaixo da superfície visível. Isso que dizer que o pão quando apresenta o mofo está todo cheio dele, mesmo nas partes que aparentemente não foram alcançadas.

Riscos

Se o pão em questão for um pão de fôrma o risco é ainda maior. Tudo porque como as fatias estão armazenadas no mesmo recipiente, o mofo é liberado através de esporos no ar e isso faz com que seu pão esteja com grandes chances de estar todo infectado. É uma certeza que você perdeu por inteiro aquele seu alimento.

Alguns tipos de fungos podem ser benéficos para os humanos como aqueles que são usados na produção de queijos como o gorgonzola, e os que são usados para fabricar medicamentos, como a penicilina. Mas comer mofo é sempre uma aposta de risco. O Rhizopus stolonifer, que é o que geralmente cresce no pão, pode causar infecções no ser humano.

7 fatos nojentos sobre a humanidade que você não vai querer saber

Artigo anterior

7 razões pelas quais você precisa assistir Maniac, o novo sucesso da Netflix

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido